10 dicas para escolher o traje de casamento do noivo

traje de casamento do noivo

terno azul para casamento noivo gravata vermelha

Enquanto a noiva normalmente recebe os holofotes em um casamento, o noivo definitivamente merece compartilhar um pouco de toda essa atenção. Ele deve pelo menos ser conduzido na direção certa, porque se você acha que é fácil escolher um terno para o maior dia da sua vida, pense novamente.

Afinal, esse não é um terno comum, por isso um noivo pode ter muitas dúvidas quando se trata de escolher o melhor traje para o dia do seu casamento. Então, aqui estão cinco dicas para escolher o terno do dia do casamento de um noivo.

1. Conheça o tema do seu casamento

É super formal e tradicional, ou é mais casual e moderno? Conhecer a vibração do dia do seu casamento o ajudará a determinar se você deve escolher um smoking completo ou optar por um terno elegante, ou ainda, algo ainda menos casual.

 

2. Que tipo de estilo você está buscando?

Depois de conhecer o estilo do seu casamento (smoking versus terno, tradicional versus moderno), você pode entrar em detalhes sobre a aparência exata de seu terno ou smoking para combinar. Por exemplo, se você está optando por um terno, há uma série de estilos, padrões e cores diferentes para escolher, incluindo, desde espinha de peixe ou xadrez até azul marinho ou vermelho.

Embora os smokings normalmente venham apenas em preto ou branco, você pode considerar detalhes em veludo e / ou cetim.

Claro, se você está vestindo um terno ou smoking, é melhor combinar com a paleta de cores geral do dia do casamento e da noiva, então certifique-se de levar isso em consideração. Lembre-se de sempre consultar a noiva durante todo o processo de seleção do traje nesta fase.

terno do noivo casamento no campo

Casamento no Espaço Demarchi

3. O ajuste é importante

noivo de colete casamento

Agora que você selecionou seu traje, a próxima etapa é a alfaiataria. Lembre-se, o ajuste é importante. Você não quer apenas se sentir confortável, mas também quer um terno que complemente seu tipo específico de corpo. Existem três tipos de ajustes: ajuste clássico, ajuste fino e ajuste moderno, entenda abaixo:

  • Um ajuste clássico é geralmente mais confortável e menos constritivo do que um ajuste fino ou moderno, permitindo espaço para mais movimento.
  • Um ajuste fino é exatamente isso: fino, corte rente ao corpo, e tipicamente mais moderno e associado aos cortes europeus.
  • Um ajuste moderno é uma mistura entre um ajuste clássico e fino. Não é tão apertado quanto um ajuste fino, mas também não é tão largo quanto um ajuste clássico. Vá com o que sente e fica melhor em seu corpo.

4. Considere a estação do ano

casamento verão noivo bermuda

Casamento no Espaço Jardim Secreto

Quando você vai se casar? Porque se você vai se casar no inverno, você vai querer considerar camadas (o que pode afetar o ajuste do seu terno) e também deve levar em consideração o material do seu terno.

Durante os meses de inverno, você pode considerar o uso de um tecido mais pesado, como lã ou tweed, para mantê-lo aquecido. Por outro lado, opte por um tecido mais leve e respirável se for casar num clima quente.

5. Atenção aos ombros

O ombro de seu terno deve ficar reto e caber na largura de seus ombros em uma camiseta. Não deve haver saliência, protuberância e nenhuma subida em direção ao osso do ombro. Se você estiver usando ombreiras, elas também combinam facilmente com seus ombros.

 

6. Atenção aos botões

terno azul para casamento

Casamento Espaço Vdara

Você deve verificar os botões do paletó em todo o seu corpo. É importante saber se os dois lados podem se encontrar perfeitamente sem que as lapelas fiquem presas ou soltas demais no corpo. Você está procurando um ajuste confortável, mas não muito apertado.

Uma boa maneira de verificar é deslizar a mão para dentro do paletó quando estiver abotoado. Se você não conseguir colocar sua mão lá, é definitivamente muito apertado. Se ele se encaixa perfeitamente sem muito espaço de manobra, então é perfeito.

 

7. Inspecione os braços

camisa do noivo casamento

Quando se trata do comprimento da manga da jaqueta, coloque os braços lado a lado. Suas mangas devem cair exatamente onde o osso do polegar encontra seu pulso e expor apenas de 0,60 a 2,50 cm de sua camisa. A manga não deve esconder totalmente a camisa (isso significa que é muito longa), e você não quer mostrar mais do que 2,5 cm de sua camisa (isso significa que as mangas são muito curtas).

 

 

8. Qual é o comprimento do paletó?

roupa do noivo

Embora o comprimento dos paletós tenha diminuído conforme o gosto da moda mudou, ainda é importante observar que o paletó deve cair além da cintura, mas a bainha deve cobrir apenas os bolsos das calças. Outra dica? Ao ficar em pé com os braços ao lado do corpo, a bainha do paletó deve cair no meio da mão.

Mais comprido que isso e parecerá que você está usando uma um paletó grande demais. Se for menor, vai parecer que seu paletó encolheu.

9. Confira a gola do casaco

traje terno do noivo

A gola do paletó deve encostar na gola da camisa, e a gola da camisa deve encostar levemente no pescoço. Isso significa que não deve ser muito apertado ou muito solto. Se houver alguma lacuna visível, é muito grande. Se você observar aglomerados embaixo da gola, provavelmente é muito pequeno.

Essencialmente, para saber se o seu terno de casamento se encaixa bem, pergunte a si mesmo se parece que você está vestindo um terno. Deve parecer uma extensão natural do seu corpo. Não vai parecer muito grande ou muito apertado; vai se sentir bem. Esteja você alugando ou comprando seu terno, vale a pena visitar um alfaiate experiente que pode ajustá-lo ao seu corpo.

 

10. Não se esqueça de acessórios

terno do noivo

Os acessórios incrementam ou estragam o traje, incluindo o terno do noivo. Se você estiver usando um smoking, leve em consideração a cor e a aparência de sua gravata borboleta. As abotoaduras também são importantes. Quer optar por algo mais tradicional ou lúdico?

Se você vai se casar no inverno, talvez queira pensar em adicionar um chapéu e um cachecol estilosos ao seu conjunto. Para um visual de terno de verão, considere adicionar um toque de cor ou um padrão divertido à sua gravata.

Como você pode ver nas dicas acima, existem alguns pontos-chave a serem considerados ao selecionar um terno para o dia do casamento. Mas, levando em consideração a aparência do seu casamento, você selecionará facilmente o melhor terno para você.

 

Você sabe o que é Pré Wedding? Temos um post com todas informações!