10 etapas para escolher o convite de casamento

noivo com convite de casamento

Cerca de 3 meses antes do grande dia, nada faz seu casamento parecer mais real do que colocar seus convites de casamento no correio! 

convite de casamento

Seus convites de casamento são o primeiro vislumbre do estilo do seu casamento para os convidados e, de uma forma mais prática, eles ajudarão a garantir que todos cheguem a tempo para a cerimônia e recepção. Portanto, vale a pena reservar um tempo para ter certeza de que seus convites de casamento são um reflexo do seu grande dia e que suas palavras estão absolutamente perfeitas!

 

Decodificar a linguagem do convite do casamento e navegar pelas regras da etiqueta do convite de casamento, não são as partes mais fáceis do planejamento do casamento. Diante de uma variedade de estilos, tipos de papel, formatos e toques finais, pode ser difícil saber por onde começar.

Felizmente para você, estamos aqui para ajudá-lo com as 10 principais etapas para escolher o convite de casamento ideal.

Confira também nossas dicas para convidar os padrinhos de casamento!

 

1. Escolha o tema do casamento

Convite de casamento em forma de passaporte

Convite de casamento em forma de passaporte

Escolher um tema de casamento é uma ótima maneira de injetar seu próprio estilo e personalidade em seu grande dia. Você pode decidir o tema com base no estilo do local ou pode desejar centrar o casamento em torno dos interesses que compartilham como casal. 

Quer você se veja como um conto de fadas ou uma noiva boho, reserve um tempo para navegar pelos designs de convites de casamento on-line para ter uma ideia de que tipo de convite se adapta ao seu estilo e tema. Um bom lugar para começar é criando um painel do Pinterest para acompanhar suas ideias, procurando por termos-chave relacionados ao seu tema, com base nas ideias de outras noivas e noivos.

Temos uma pasta do Pinterest recheada com inspirações para o seu convite de casamento!

2. Escolha um esquema de cores para o casamento

Se você sonha com seu grande dia desde que era uma garotinha e está apenas esperando que ele faça a pergunta, você já deve ter um esquema de cores em mente antes de começar a olhar para os papéis de carta do casamento. Caso contrário, é uma boa ideia começar a discutir isso como um casal no início do estágio de planejamento.

As cores e matizes de seu esquema de cores desejado podem formar a base de seu design de convite de casamento. Restrinja sua escolha de convites de casamento usando os filtros de cores normalmente fornecidos em catálogos online.

Lembre-se de que a cor de alguns designs pode ser adaptada para atender às suas necessidades, portanto, não hesite em perguntar ao seu fornecedor de artigos de papelaria antes de descartar um design que não tenha exatamente o rosa blush ou o azul marinho que você está procurando. 

3. Inspire-se no seu local

Convites de casamento com aquarela

Se o tema do seu casamento e o esquema de cores não fornecem inspiração suficiente para o convite de casamento, procure o local para ajudá-lo a decidir o estilo dos seus convites. 

Cada design de convite de casamento pode refletir um ambiente específico. Abrace as características definidoras do seu espaço, pensando na cor e no estilo da decoração. Os convites de casamento minimalistas são o reflexo perfeito de um local industrial limpo, como um depósito ou uma cervejaria, enquanto os convites de casamento rústicos com desenhos florais são perfeitos para um casamento no campo.

 

4. Pense na estação do ano

A inspiração também pode vir da época do ano em que você vai se casar. Muitos locais para casamentos são transformados pelas estações do ano, com um local no campo tendo uma sensação completamente diferente do auge da primavera às profundezas do inverno. Cores brilhantes e convites de casamento florais são perfeitos para um casamento na primavera ou no verão, enquanto cores frescas e motivos festivos evocam as alegrias da sua celebração de inverno!

5. Experimente amostras de convites de casamento

Convite de casamento

Não sabe por onde começar quando se trata de encontrar convites de casamento que correspondam à sua visão de casamento? Solicite amostras de convites de casamento de várias empresas e designers de para ter uma ideia das diferentes opções disponíveis; incluindo tipos de papel, técnicas e formatos de impressão! 

6. Tenha em mente o orçamento do seu casamento

Cada centavo é precioso quando se trata de seu orçamento de casamento e o custo dos artigos de papelaria do casamento pode aumentar rapidamente, portanto, tenha seu orçamento em mente ao escolher seus convites de casamento e esteja atento a quaisquer custos extras ocultos. 

Algo que algumas noivas e noivos esquecem ao planejar seu orçamento é que você deve contar um convite por família e não um por pessoa! Os preços variam de acordo com o tipo e os formatos de papel que você escolher, e os convites personalizados feitos de acordo com suas especificações exatas custarão mais do que um design que pode ser personalizado online.

Se os convites de casamento dos seus sonhos ultrapassam o orçamento, procure outras maneiras de manter os custos baixos. 

Encomendar seus convites de casamento com bastante antecedência pode ajudar a reduzir os custos de postagem, visto que você pode entregar convites em mãos, esta é uma ótima maneira de economizar na postagem, então tenha seus convites prontos antes do próximo grande evento familiar para entregar a maior parte deles.

7. Acerte seus encontros

Ter as datas importantes em mãos o ajudará a decidir quando enviar seus convites de casamento e garantirá que você inclua informações importantes em seus convites. Procure enviar seus convites de casamento cerca de três a quatro meses antes do grande dia para que seus convidados possam se organizar com voos e hospedagem caso morem em outra cidade ou estado. 

Pergunte ao seu fornecedor quanto tempo leva para os convites de casamento serem impressos e despachados para que você tenha tempo suficiente!

Seu prazo de RSVP também tem um papel importante a desempenhar, pois você vai querer dar aos seus convidados cerca de um mês para responder aos seus convites. Defina sua data de RSVP com bastante antecedência em relação ao corte final para os fornecedores, para que você tenha um pouco de tempo para acompanhar todos os convites de casamento não respondidos.

8. Encontre o texto perfeito para um convite de casamento

 

Encontrar o design do seu convite de casamento pode ser tão simples quanto amor à primeira vista, mas ainda assim você terá que elaborar a frase do convite de casamento. 

O texto do convite de casamento define o tom do seu grande dia e permite que seus convidados saibam se comparecerão a um evento mais formal ou descontraído. Uma simples mudança de palavras pode transformar o mesmo design de convite de casamento clássico em uma casa de campo para um casamento moderno.

Existem muitos conselhos sobre convites de casamento para ajudá-lo a escolher o melhor texto para refletir a sensação formal ou leve do seu grande dia e temos certeza de que o seu fornecedor ficará mais do que feliz em ajudar. 

9. Dê um toque pessoal

Convite de casamento

Além do design inicial, existem muitas maneiras de tornar seus convites de casamento mais pessoais! Use seus nomes ou iniciais para criar sua própria insígnia de casamento ou opte por convites de casamento com fotos com uma foto romântica de vocês dois.

Você também pode enfeitar seus convites com vários acessórios para torná-los ainda mais especiais. Sele seus envelopes com adesivos de casamento correspondentes ou amarre um pedaço de renda vintage em torno de cada convite de casamento para um toque mais pessoal. Os pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na hora de fazer seus convites!

Você também pode personalizar seus convites de casamento para seus convidados, escrevendo seus nomes à mão.

10. Comece a pensar sobre o resto da papelaria do seu casamento

Seus convites de casamento podem ser sua primeira peça de papelaria do casamento, mas não são o único item de papelaria em sua lista de preparativos. Há uma série de itens de papelaria para o dia do casamento a serem considerados antes de chegar aos cartões de agradecimento do casamento! Embora não haja nenhuma obrigação de garantir que tudo corresponda, o convite de casamento tem um fator realmente surpreendente. Portanto, você pode querer pensar sobre os menus e cartões de lugar correspondentes ao solicitar seus convites de casamento para começar a imaginar suas decorações de casamento.

Criar sua visão do casamento nem sempre é fácil, pois a inspiração pode vir de muitos lugares diferentes, mas esperamos que passar por essas dez etapas para convites de casamento perfeitos o ajudará a marcar seus convites de sua lista de preparativos com facilidade. 

Manter o controle de tudo o que chamou sua atenção em sua busca pelos convites de casamento perfeitos pode ser difícil, então lembre-se de registrar suas ideias em seu planejador de casamento ou concretizar suas ideias de casamento fixando suas imagens favoritas em seus painéis do Pinterest!

Confira nosso perfil, temos muitas inspirações.

Um último conselho é não ter medo de pedir ajuda de especialistas, pois seus fornecedores ficarão mais do que felizes em orientá-lo na hora de escolher seus convites de casamento.

Bônus! O que incluir no seu convite de casamento

Todos os convites de casamento devem incluir os seguintes elementos:

  • Nome da família convidada
  • O pedido para ir ao casamento
  • Os nomes do casal
  • A data e hora
  • A localização
  • Informação de recepção
  • Dresscode (tipo de vestimenta)
  • Cartão RSVP separado

Ao enviar seu convite de casamento, lembre-se de incluir um cartão de resposta, bem como informações importantes como mapa para chegar ao local.

 

Elementos Tradicionais

  • Convite
  • Cartão de Resposta e Envelope
  • Envelope postal
  • Postagem
  • Elementos Opcionais
  • Envelope Interno
  • Cartão de Recepção
  • Convite individual
  • Instruções

 

Convite de casamento

Embora possa parecer óbvio o que deve ser escrito em um convite, os casais comumente (e surpreendentemente) se esquecem de incluir detalhes importantes como hora, data, local da cerimônia e / ou a recepção. Portanto, certifique-se de verificar seu convite e, em seguida, verifique-o duas vezes. Quanto a acréscimos menos óbvios ao seu convite, considere uma cópia de canto. “A cópia de canto é um ótimo lugar para obter informações rápidas, como ‘recepção após a cerimônia’, se estiverem no mesmo local”.

Adicione o site do seu casamento em algum lugar do convite. Mesmo se você mencionou no save the date, ainda assim escreva em algum lugar do convite.

 

RSPV (Responda, por favor)  – Cartão de Resposta

Ao enviar os cartões de resposta, não se esqueça de incluir um envelope pré-endereçado e um selo para maior comodidade dos seus convidados. Se você tiver opções de refeição, marque as caixas de seleção nos cartões de resposta para que as pessoas escolham frango, peixe, bife, opções vegetarianas, etc.

Você pode, é claro, dispensar os cartões de resposta e direcionar os convidados para RSVP no site do seu casamento. Se você pode prever que alguns convidados podem não se sentir confortáveis usando um computador, considere enviar a eles um cartão de resposta, mesmo que você não os inclua na maioria dos demais convites de casamento.

Já viu nosso post sobre RSVP? Vem ver!

 

Localização (opcional)

Não deixe os convidados sozinhos quando se trata de chegar a tempo ao seu casamento. Enquanto o Google Maps está vivo e bem, o celular de um convidado pode descarregar ou perder o sinal e essa é uma receita para atrasos. Além disso, seus convidados idosos podem ter dificuldade em usar o GPS. Portanto, para estar do lado seguro, sempre inclua um cartão de localização. Você nunca sabe quando seus convidados vão precisar.

Legibilidade é a chave. Considere cuidadosamente a fonte que você usa em seu cartão de localização. É importante garantir que a fonte seja fácil de ler para todos os seus convidados. E, caso você não inclua um cartão de localização em seus convites de casamento, você ainda deve listar as direções para o seu local e seu endereço no site do casamento.