menu

12 coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

É a reta final! Prepare-se para o Grande Dia com este absolutamente essencial checklist da semana do casamento.

Noivos comemorando o casamento rodeados de padrinhos com sparkles - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

É a contagem regressiva final: falta apenas uma semana para o seu casamento. Este é um momento extremamente emocionante, mas há algumas coisas finais no checklist do planejamento do casamento que você precisa cuidar antes de ir para o altar – de grandes responsabilidades a pequenos detalhes.

Tudo pode parecer um pouco desgastante, então não tenha medo de pedir ajuda nos dias anteriores ao seu casamento – seus amigos e familiares provavelmente ficarão felizes em aliviar sua carga! 

Se for a semana do seu casamento, parabéns! Aproveite os próximos dias para se preparar com nosso checklist da semana do casamento.

 

1. Pegue sua licença de casamento

Noiva assinando o registro de casamento - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

Nem todo mundo tem a sorte de coincidir a data de casamento com a data de suas férias. E quando isso acontece, o que é possível fazer? E como fica a lua de mel?

A CLT expõe diversas situações em que um funcionário pode faltar ao trabalho sem sofrer desconto na sua remuneração, e essas ocasiões são chamadas de faltas justificadas.

Esse é o caso da licença casamento, e são estabelecidas pelo artigo 473 da CLT, que lista os motivos pelos quais o colaborador pode faltar ao trabalho sem que  sofra prejuízos na sua remuneração. A legislação prevê que um colaborador em regime CLT pode se ausentar por apenas três dias em virtude de seu casamento.

Então se não é possível tirar as férias uma semana antes do casamento, não se desespere! Ainda há a possibilidade da licença.

 

2. Verifique os detalhes com os fornecedores do seu casamento

Chefe de cozinha preparando rechaud em ponto de buffet - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

Isso pode ser tão simples quanto um e-mail rápido ou mensagem no WhatsApp para cada fornecedor confirmando que ele tem tudo o que precisa de você nos dias anteriores ao seu casamento. Se ainda não o fez, esta também é a hora de consultar seus fornecedores sobre quaisquer detalhes de última hora:

  • Converse com seu fornecedor para verificar a contagem final dos convidados.
  • Verifique se os itens de papelaria necessários no dia estão prontos (menus de mesa, números de mesa, reserva de mesa, lembrancinhas, etc.).
  • Confirme o número de mesas e arranjos com o Espaço do casamento e decorador (Se você contratou o Sítio São Jorge e suas empresas já tem uma vantagem: a de resolver todos estes itens em um mesmo lugar.).
  • Defina o cronograma do dia do casamento com sua equipe de assessoria e comunique os horários de chegada com todos os fornecedores.
  • Confirme a lista de fotos e agende com seu fotógrafo e videomaker. 
  • Confirme a lista de reprodução com sua banda, DJ e músicos da cerimônia.

Se você tem uma empresa de assessoria contratada, essa pessoa provavelmente está cuidando dos acompanhamentos com seus fornecedores, portanto, verifique com eles para garantir que tudo esteja indo bem.

 

3. Prova do vestido de noiva e traje do noivo

Mãe da noiva abotoando o seu vestido antes da cerimônia - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

Até agora, você e seu(ua) parceiro(a) devem ter todo o seu traje pronto para o Grande Dia, mas é inteligente fazer um “ensaio geral” alguns dias antes do casamento para verificar se está tudo perfeito. Se você estiver usando um vestido de noiva, experimente-o (com cuidado!) com seus sapatos e acessórios como um teste final antes do casamento. 

Dica: remova a maquiagem e as joias primeiro para evitar danificar ou manchar acidentalmente o vestido. Se possível, peça ajuda a alguém que estará se preparando com você na manhã do casamento para que eles possam descobrir todos os detalhes complicados com antecedência, como costas do espartilho, mangas, saia destacável etc., e após a prova embale seu vestido e acessórios com segurança.

 

4. Escreva/pratique seus votos

Noiva lendo os votos de casamento durante cerimônia - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

Não recomendamos esperar até o último minuto (e definitivamente não na noite anterior) para escrever seus votos de casamento, então se você ainda não finalizou o que vai dizer na cerimônia, agora é a hora de fazê-lo. Depois de aperfeiçoar seus votos, pratique-os e leia-os em voz alta pelo menos uma vez antes do casamento, ou várias vezes se quiser memorizá-los.

Mesmo se você estiver planejando ler seus votos em um pedaço de papel, as borboletas em seu estômago podem pegá-la desprevenida no Grande Dia. É provável que você se sinta mais à vontade se tiver ensaiado seus votos com antecedência.

 

5. Mantenha sua rotina de beleza simples

Making off do noivo na barbearia - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

A semana anterior ao seu casamento não é o momento para experimentar um tratamento de beleza desconhecido ou inovador, mas você deve ficar bem se seguir o básico. Alguns tratamentos, como hidratações faciais, depilação, clareamento dental e extensão de cílios, devem ser concluídos pelo menos uma semana antes do casamento. 

Mesmo que você já tenha feito esses tratamentos antes, sempre há a possibilidade de ter uma reação ruim, e essa é a última  coisa que você quer antes do casamento. Outros procedimentos, como bronzeamento, manicure e pedicure, podem ser feitos dois ou três dias antes.

Para os noivos, considere reservar um barbeiro e um corte de cabelo durante a semana que antecede o casamento.

 

6. Finalize os detalhes pendentes

Cerimônia de casamento com jardineiras de aster no Espaço Jardim Secreto - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

Existem convidados aleatórios que ainda não têm lugar na distribuição de mesas? Seu oficiante não respondeu sobre a leitura da cerimônia que você solicitou? Faça um resumo de todo o dia do casamento na sua cabeça e cuide de tudo o que não foi finalizado.

Se você estiver se sentindo sobrecarregado, não hesite em entrar em contato com sua equipe de assessoria contratada, amigos ou familiares para pedir uma mão. Eles provavelmente ficarão mais do que felizes em ajudar!

 

7. Organize pagamentos finais

Bandeja de mini churros com doce de leite em festa e casamento - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

Uma das tarefas mais importantes que você concluirá nos dias que antecedem seu casamento é garantir que todos os seus fornecedores sejam pagos.

Certifique-se de revisar seus contratos de fornecedores com bastante antecedência da data do seu casamento para que você esteja ciente do plano de pagamento de cada fornecedor – os pagamentos finais geralmente vencem no mês que antecede o Grande Dia.

 

8. Prepare suas necessaires do Grande Dia

Se você estiver se preparando no próprio local do casamento, como acontece bastante aqui no Sítio São Jorge, certifique-se de organizar sua necessaire com os itens obrigatórios do dia do casamento com antecedência (junto com todos os seus trajes, é claro). Seu carregador de telefone, carteira e, mais importante, as alianças, estas são apenas algumas das coisas que você precisa. 

Crie um kit de emergência para o dia do casamento com itens essenciais, como produtos de beleza, fita adesiva e medicamentos. Você também precisará fazer uma mala para a noite de núpcias se não voltar para casa após a festa.

 

9. Organize sua decoração

Armário de lembranças com chinelo em festa de casamento - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

Reserve algumas horas para classificar todos os itens decorativos e detalhes, como seu livro de visitas, lembrancinhas de casamento, etc., especialmente se você estiver seguindo o caminho do bricolage. 

Se você não estiver presente durante a organização do local, certifique-se de categorizar e rotular cuidadosamente os itens para que fique claro para as pessoas que organizarão o espaço do evento. Você pode até criar uma maquete ou diagrama de como/onde estes itens devem ficar antes do seu casamento, mas se você estiver trabalhando com uma equipe de assessoria, provavelmente já terá algo semelhante em mãos. 

 

10. Faça as malas para sua lua de mel

Casal recém casados posando para foto dentro do carro - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

Verdade seja dita, você deve começar a fazer as malas para sua lua de mel ainda mais cedo se puder, mas aproveite os últimos dias antes do casamento para reunir todas as coisas diversas que planeja trazer. 

Revise seu itinerário de lua de mel e verifique se você tem todos os documentos necessários (passaportes, identidades, números de confirmação) prontos para serem enviados.

 

11. Ensaie a cerimônia 

Entrada da noiva com o pai durante cerimônia de casamento - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

Normalmente, no dia anterior ao seu casamento, você e seu(ua) parceiro(a), juntamente com os pais e cerimonialista, podem se encontrar no local para ensaiar a cerimônia. Sua equipe de assessoria geralmente comandará o ensaio, certificando-se de que todos saibam quando andar e onde ficar durante os procedimentos.

A melhor parte? Você começa a comemorar com um jantar de ensaio depois!

 

12. Descanso!

Noiva com vestido de noiva deitada - Coisas que você deve fazer na semana do seu casamento

O Grande Dia está chegando e, embora seja natural sentirem que vocês têm muito a fazer ainda, não se esqueçam de relaxar e se cuidarem. Vocês estão ocupados planejando o casamento há meses (talvez anos) e merecem um descanso. 

Respirem fundo e lembrem-se de que tudo ficará bem. Quando vocês estiverem bem descansados, vocês se sentirão e parecerão o seu melhor, que é exatamente o que vocês querem no dia do casamento. Coloquem os pés para cima e preparem-se para o melhor dia de todos!

 

Ainda não está a uma semana do seu Grande Dia? Temos alguns posts para de ajudar a organizar este Sonho!

Você também pode gostar: