13 dicas para não errar ao comprar os sapatos do casamento

sapato de noiva

Tudo sobre sapatos de noivas

Sabemos que há muitas coisas para fazer em sua lista de casamento, mas seus sapatos de casamento podem fazer ou estragar seu dia! Encontrar o sapato de noiva perfeito é igualmente emocionante para se apaixonar pelo vestido de noiva perfeito, mas, como o amor, leva tempo e esforço.

No final das contas, o seu sapato de casamento tem um grande papel a cumprir. Você não só tem que amá-los, mas também querer usá-los por quase um dia inteiro! 

Então, como você encontra os sapatos de casamento perfeitos?  Aqui está uma lista dos principais erros ao comprar o sapato de casamento e como evitá-los!

O sapato da noiva está entre a escolha que as mulheres mais gostam de fazer no mundo, afinal une duas ocasiões agradáveis, a primeira comprar sapatos e a segunda ser o dia especial do seu casamento.

É tanto modelo, um mais bonito do que o outro, que fica difícil escolher um só para usar no grande dia. Dá vontade usar um para a cerimônia, outro para o jantar e mais um para a balada, de tanto sapato bonito que existe no mercado!

sapato de noiva

 

1. Deixar para o último minuto para encontrar os sapatos

Embora seja ideal encontrar o vestido antes de comprar o sapato de noiva, você deve considerá-lo ao mesmo tempo – não apenas porque precisa descobrir como combiná-lo, mas porque precisará dos sapatos para ajustes e alterações no vestido. Se encomendar online, certifique-se de que a empresa tem uma boa política de devolução antes de fazer uma compra! Você também precisará levar em consideração o tempo que leva para o envio. 

sapatos de noiva

 

2. Não considerar o local do casamento

Assim como você verifica o tempo para se certificar de que está usando os calçados adequados antes de se aventurar ao ar livre todos os dias, não se esqueça de considerar o local ao escolher seus sapatos de casamento! 

O local do casamento influenciará a quantidade de salto que você deve usar (ou se está usando salto), pois tentar parecer elegante enquanto caminha pelo gramado de um lindo jardim é muito mais difícil de salto do que caminhar pelo corredor de uma igreja. 

Para o casamento na praia, que é mais específico, o sapato precisa estar em perfeita sintonia com o lugar que será realizada a cerimônia.

Se a cerimônia for pé na areia, por exemplo, então a noiva não pode escolher um salto alto para a cerimônia. Aí, ela terá que entrar com um sapato mais simples, ou com os chamados barefootsandal, que é um acessório que fica preso em um dos dedos do pé para deixar um detalhe de renda delicado a mostra durante a entrada da noiva.

fivela sapatos de noiva

Veja mais fotos de casamento em nosso Pinterest

3. Não experimentar depois de comprar

Contanto que seus sapatos possam ser devolvidos, experimente-os em casa (de preferência em uma área interna limpa e acarpetada). Se você não consegue ficar em pé com eles por pelo menos uma hora, provavelmente eles não são uma boa opção para você.

Porém, embora o sonho de qualquer uma seja usar o sapato mais bonito que existe, cuidado, sem sempre o sapato mais lindo é o mais indicado.

Já pensou que horrível você mancando pelo salão por conta do desconforto do seu sapato? A noiva deve se atentar ao modelo e a cor escolhida, além de prezar sempre o seu conforto, pois o casamento é único e deve ser perfeito!

Outro detalhe importante é a altura do salto do sapato. O  correto é que apareça somente a ponta do sapato enquanto a noiva caminha, e somente quando a noiva senta, que o sapato pode ficar a mostra.

4. Não priorizar o conforto

A maioria das noivas tende a colocar um foco maior no estilo, que é de extrema importância (especialmente se você tem um vestido mais curto ou uma fenda mais longa e seus sapatos estarão expostos!), mas, se seus pés estão doendo tanto que você precisa daqueles sapatos para se divertir … bem, qual é o sentido de tê-los? 

Um grande erro que as noivas cometem é não priorizar o conforto e ninguém quer ficar andando com os pés sujos com bolhas no final da noite! Não é muito elegante.

noiva ajustando o sapato

 

5. Não usá-los antes do casamento

Sapatos novos podem apertar e causar dor. Coloque-os e pratique algumas semanas antes do grande dia! Ao fazer isso, você sentirá onde o sapato está causando atrito e terá tempo para fazer ajustes e lacear um pouco.

 

6. Não trazer um sapato sobressalente

Recomendamos enfaticamente que você leve um kit de sobrevivência para calçados! Coisas como band-aid e pastilhas de gel podem ajudar com bolhas causadas pela dança. Coisas acontecem: saltos quebram, seus sapatos podem fazer seus pés doer, ou você pode querer saltos para fotos, mas sandálias para dançar. 

Em qualquer caso, leve um par de sapatos sobressalente para o caso. 

 

7. Compre o tamanho certo

Ao experimentar sapatos de casamento, certifique-se de experimentar vários tamanhos para ver qual deles se encaixa melhor em você. Ajuda medir os pés! A melhor maneira de fazer isso é subir em uma régua ou fita métrica e fazer a medição desde a parte de trás do calcanhar até a ponta do dedo maior do pé. Lembre-se de que todos nós temos pés de tamanhos diferentes, então você pode querer medir os dois e escolher o seu pé maior!  Se você está comprando online, não tenha medo de pedir as medidas da sola interna do tamanho que você deseja! Todos nós sabemos qual é o tamanho do nosso sapato, mas este é um par de sapatos que queremos acertar, então, em vez de apenas esperar o melhor, realmente verifique as medidas da sola interna dos sapatos.

 8. Não ter certeza de que estão seguros

A melhor coisa que você pode fazer é escolher um sapato com um calcanhar seguro ou uma tira que o ajude a ficar no seu pé. Se você optou por usar sapatos de salto mais altos do que normalmente usaria, recomendamos a compra de um sapato de tira para maior conforto. 

Lembre-se de que você deseja flexibilidade e estabilidade de pares! Se você não sabe o que procurar em um calçado seguro, procure um apoio para o tornozelo, que pode ser assim: 

 

 

9. Verificar o tecido do seu vestido

Se você estiver usando um vestido de noiva longo, pense cuidadosamente sobre o estilo de seus sapatos de casamento. Aconselhamos que você pegue um pedaço de tecido parecido com o do seu vestido de noiva e passe o pedaço de tecido sobre o sapato para ver se ele pega! Isso o salvará de um desastre em potencial no seu grande dia! 

Antigamente, o sapato da noiva resumia-se somente no branco – igual ao vestido –  ás vezes prata, ou em tons de perolados – nada muito distinto e sempre do mesmo tom que o vestido de noiva. Porém, hoje as noivas já estão mais ousadas e abusando de diversas cores diferentes em seus sapatos como forma de alegrar o visual da noiva.

Então, se a decoração for Rosa e Azul, escolha por uma dessas opções que o seu sapato de noiva irá arrasar!

O Offwhite continua sendo uma das melhores opções de sapato, porém, só fica bom com vestidos da mesma tonalidade, porque quando o Offwhite é colocado próximo a um vestido branco, a cor fica com um tom mais escuro e parece que o sapato está um pouco sujo.

10. Ignorar o tratamento dos pés 

Dê um pouco de carinho aos seus pés! Pés felizes fazem uma noiva feliz! Quer você vá a um spa ou faça você mesmo em casa, uma pedicure não é apenas um luxo que você merece para o dia do seu casamento, mas uma obrigação se você vai descalço, usar sandálias, usar salto peep-toe, ou mesmo se você está usando bico fechado (você ainda vai querer que seus pés fiquem bonitos para a praia na sua lua de mel). 

Além disso, algo que você pode não considerar é que você terá um fotógrafo de casamento seguindo você em seu dia especial e a última coisa que você quer é um close-up de seus pés desalinhados e não mimados enquanto você escorrega em seu lindo casamento sapatos.

 

11. Altura do salto

Às vezes, maior não é melhor! A menos que você esteja acostumado com saltos altos, não use! A última coisa que você quer é seus tornozelos estalando enquanto você gira na pista de dança. Lembre-se de escolher o que o faz se sentir fabuloso e confortável. 

sapato-de-noiva-sitio-sao-jorge-noivo

 

12. Não comprar sapatos que você possa usar novamente

Em vez de gastar dinheiro com sapatos de casamento que vão acabar ficando no armário e juntando poeira, invista em um estilo que você possa usar além da cerimônia! Quer o seu grande dia seja um black-tie ou um evento no sítio, há um par de sapatos que certamente conquistará seu coração.

 

13. Escolha os sapatos de casamento para VOCÊ

Sapatos de casamento brancos, embora lindos, não são obrigatórios. Você não precisa usar sapatos brancos só porque é a noiva (a menos que queira, é claro)! Você deve sempre escolher o tipo de calçado que deseja usar – não com base no que pensa que deve usar. 

Não tenha medo de escolher um toque de cor ou algo que corresponda à sua personalidade. Você pode ficar confortável e seus pés ainda podem ficar bonitos, seja de tênis, sapatilhas, saltos altos ou sandálias!

 

Bônus: Sapato para mãe da noiva

Depois de garantir o traje de noiva para sua mãe, é hora de encontrar o par de sapatos perfeito para completar seu conjunto elegante. Mas encontrar um par que esteja na moda e confortável pode ser um desafio, para dizer o mínimo.

Quando se trata de sapatos para a mãe da noiva, há tantas opções lindas para escolher. Então aqui uma lista de lindos sapatos para sua mãe arrasar sem ficar com os pés a matando de dor.

sapato-mae-da-noiva

Mais atemporal

Você nunca pode dar errado com um sapato de camurça simples, mas clássico. Este lindo estilo blush combina com tudo e é uma escolha atemporal para casamentos e ocasiões formais.

 

 

 

sapato-mae-da-noiva-02

Para um casamento de verão

Caminhe pelo corredor com estilo com sandálias em um tom

metálico versátil, este par pode ser usado com praticamente qualquer roupa da mãe da noiva – e apresenta uma tira no tornozelo e salto baixo para maior suporte e conforto.

 

sapato-mae-da-noiva-03Sapatilhas de saltinho

As sapatinhas com saltinho são a solução de calçado perfeita para quem pretende o conforto com a elevação do calcanhar. Este estilo é trabalhado em cetim suntuoso e apresenta frente pontuda para um look alongado.

 

 

 

sapato-mae-da-noiva-04

Sandálias Open toes

Este modelo de sandália é provavelmente um dos estilos de calçado mais confortáveis que existem. Sua estética é minimalista e versátil. Este estilo pode ser facilmente usado com um terninho chique ou um vestido.

 

 

 

sapato-mae-da-noiva-05

Mais adequados para a grama: sandálias de salto quadrado

Se o casamento for no campo ou gramado, opte por uma sandália com salto em bloco para não afundar no solo e para garantir uma deslocação suave ao altar.

 

 

 

 

FAQs de compras de sapato da mãe da noiva

Procurando os sapatos perfeitos para usar no grande dia? Nós respondemos a três perguntas comuns que as mães têm ao comprar sapatos para o grande dia.

  • Que sapatos a mãe da noiva deve usar? A mãe da noiva deve usar sapatos que a façam sentir-se confortável, confiante e com estilo. Alguns estilos populares para escolher são saltos gatinho, quadrados, sandálias de salto alto, sapatilhas e escarpins.
  • Quais são alguns dos sapatos mais confortáveis para a mãe da noiva? Estilos com silhuetas que sustentam e estáveis serão os mais confortáveis. Procure sapatos com tiras de apoio no tornozelo e palmilhas acolchoadas para maior conforto e estabilidade.
  • Quais cores a mãe da noiva deve evitar usar? Embora não haja regras sobre a cor dos sapatos que a mãe da noiva deve ou não usar, é melhor verificar com a noiva se você não tiver certeza sobre a escolha do sapato.