17 votos de casamento tradicional para inspirar o seu

véu com tiara de flores

Votos de Casamento

Os votos de casamento são uma parte incrivelmente significativa – e pessoal – de uma cerimônia de casamento. Eles fornecem a base contratual (formal e informal) que guiará os recém-casados em sua vida compartilhada e definirá o tom para o que está por vir.

 

Embora existam muitas variações criativas das promessas para a vida toda, alguns casais preferem recitar votos de casamento tradicional, poderosos e centenários de muitas religiões e culturas diferentes. Essas palavras testadas e comprovadas estabeleceram uma base sólida para uma vida inteira de união e felicidade conjugal.

 

E embora existam tantas versões para os votos, existem vários princípios básicos e crenças que transcendem a cultura e a fé. As promessas compartilhadas de compromisso eterno, parceria, amor, companheirismo, bondade, honestidade, paciência e intenção de enfrentar qualquer tempestade que pode vir, abalam as emoções de qualquer pessoa.

 

 

Além disso, não vamos esquecer a oração sempre presente por uma união abençoada e feliz por um poder superior e a expressão de gratidão por ter encontrado um parceiro para a vida que pode ser tão comovente e inspirador.

 

Dito isso e sem mais delongas, aqui estão 17 votos de casamento tradicionais para usar como inspiração para escrever seus próprios votos de casamento se estiver tendo dificuldade de expressas seus sentimentos em palavras.

 

 

1. Votos de casamento judaico

votos de casamento judaico

 

Durante um casamento judaico tradicional, o casal pode dizer estas palavras (em hebraico) enquanto trocam as alianças:

 

“Eu sou do meu amado e meu amado é meu.”

 

Junto com a troca do anel, as Sete Bênçãos (Sheva Brachot) são recitadas. Aqui está um trecho traduzido:

 

Abençoado sejas Tu, Adonai, nosso Deus, Governante do universo, alegra os amados companheiros como alegras as Tuas criaturas no jardim do Éden. Bendito és Tu, Adonai, que alegra este casal. Abençoado és Tu, Adonai, nosso Deus, Governante do universo, Que criou alegria, casais amorosos, música, prazer, deleite, amor, comunidades, paz e companheirismo. 

Adonai, nosso Deus, que logo se ouçam … a voz do casal apaixonado, o som do júbilo vindo de suas copas e dos jovens, de suas festas repletas de canções. Bendito és Tu que fazes o casal se alegrar, um com o outro.

Abençoamos a Deus por nos dar alegria e felicidade, noiva e noivo, música, alegria e regozijo, amor e harmonia, paz e companheirismo; e agradecemos a Deus por permitir que esta noiva e noivo se alegrem juntos.

 

2. Votos de casamento hindus

votos de casamento hindu

 

Enquanto os futuros recém-casados caminham ao redor da chama em homenagem a Agni, o deus hindu do fogo, eles recitam o seguinte:

 

Vamos dar o primeiro passo para providenciar para nossa casa, uma dieta nutritiva e pura, evitando os alimentos prejudiciais à vida saudável.
Vamos dar o segundo passo para desenvolver as faculdades físicas, mentais e espirituais.
Vamos dar o terceiro passo para aumentar nossa riqueza por meios justos e uso adequado.
Vamos dar o quarto passo para adquirir conhecimento, felicidade e harmonia por amor e confiança mútuos.
Vamos dar o quinto passo para que sejamos abençoados com filhos fortes, virtuosos e heroicos.
Vamos dar o sexto passo para autocontenção e longevidade.
Finalmente, vamos dar o sétimo passo e sermos verdadeiros companheiros e permanecermos parceiros por toda a vida neste casamento.

 

3. Votos de casamento muçulmanos

votos de casamento muçulmano

Tradicionalmente, a cerimônia de casamento muçulmana, ou nikkah, não inclui os votos. Em vez disso, o imame, ou clérigo, fará um breve sermão e uma bênção matrimonial e os recém-casados darão seu consentimento. Se noivas e noivos muçulmanos decidirem incluir uma troca de votos, normalmente segue-se a recitação abaixo.

 

Noiva: “Eu, ___, me ofereço em casamento de acordo com as instruções do Sagrado Alcorão e do Sagrado Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele. Prometo, com honestidade e sinceridade, ser para você uma obediente e fiel esposa.”

Noivo: “Prometo, com honestidade e sinceridade, ser para você um marido fiel e prestativo.”

 

 

4. Votos de casamento protestantes

Votos de casamento protestantes

 

Os votos de casamento protestantes tradicionais podem ser os mais familiares para você. Se você está nervoso com a possibilidade de escorregar, peça a seu clérigo para fazer os votos em um estilo de leitura e repetição.

 

Em nome de Deus, eu, ______, tomo você, ______, para ser meu (marido / esposa), para ter e manter a partir de hoje, no melhor e no pior, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, para amar, cuidar e respeitar, até que sejamos separados pela morte. Este é meu voto solene.

 

5. Votos de casamento metodista

 

Esses votos são uma chamada e uma resposta.

 

As únicas palavras que um casal precisa lembrar para se casar: “Sim”.

Oficiante: “Você terá este (mulher / homem) para ser seu (esposa / marido), para viver juntos em um casamento sagrado? Você vai amar (ele / ela), consolar (ele / ela), honrar e manter (ela / ele) na doença e na saúde, e abandonando todos os outros, ser fiel a (ela / ele) enquanto vocês dois viverem? “

Noiva / Noivo: “Sim.”

 

6. Votos de casamento luterano

Votos de casamento luterano

 

Semelhante a outras religiões cristãs, os votos luteranos podem ser lidos pelo oficiante e repetidos pelos noivos.

 

Eu, ______, aceito você, para ser meu (esposa / marido), e estas coisas eu prometo a você: Eu serei fiel a você e honesto com você; Vou respeitar, confiar, ajudar e cuidar de você; Vou compartilhar minha vida com você; 

Eu vou te perdoar como fomos perdoados; e tentarei com você, entender melhor a nós mesmos, o mundo e a Deus; através do melhor e do pior que está por vir, e enquanto vivermos.

 

 

7. Votos de casamento batista

 

Existem duas opções para os votos batistas tradicionais. O primeiro é uma chamada e resposta de seu oficiante:
Oficiante: “Você quer _____ para ser seu (esposa / marido)? Você vai amar (ela / ele), confortar e manter (ela / ele), e abandonar todos os outros permanecer fiel a (ela / ele), enquanto como vocês dois viverão? “

Noiva / Noivo: “Eu vou.”

 

Sua outra opção é uma versão mais curta dos votos – uma linha dita por ambos os parceiros:

Eu, _____, aceito-te para ser meu (esposa / marido), e perante Deus e estas testemunhas, prometo ser um (marido / esposa) fiel e verdadeiro.

 

8. Votos de casamento presbiterianos

Os votos presbiterianos tradicionais oferecem outra interpretação comovente dos de outras religiões cristãs. Uma variação é uma simples chamada e resposta com o oficiante.

 

Oficiante: “______, queres que esta mulher / homem seja tua esposa / marido, e prometeste tua fé a ele / ela, com todo o amor e honra, com todo o dever e serviço, com toda a fé e ternura, para viver com ela / ele, e cuidar dela / ele, de acordo com a ordenança de Deus, no vínculo sagrado do casamento? “
Noiva / Noivo: “Eu quero.”

 

Como alternativa, os casais podem pronunciar seus próprios votos.

Eu, _____, aceito você, _____, para ser minha esposa / marido, e eu prometo diante de Deus e dessas testemunhas, ser seu marido / esposa amoroso e fiel na abundância e na necessidade, na alegria e na tristeza, na doença e na saúde, enquanto ambos vivermos.

 

 

Como é fazer um casamento no Sítio?

 

9. Votos de casamento católicos

Antes de cumprir seus votos, as noivas e noivos católicos geralmente precisam responder a três perguntas do padre:

 

“_____ e _____, vocês vieram aqui livremente e sem reservas para se darem um ao outro em casamento?”
“Vocês vão se honrar como marido e mulher pelo resto de suas vidas?”
“Você vai aceitar os filhos com amor de Deus e criá-los de acordo com a lei de Cristo e sua Igreja?”

 

Você responderá com “Eu irei” ou “sim” e, em seguida, continue com os próprios votos:
Eu, _____, aceito você, _____, para ser meu (marido / esposa). Prometo ser fiel a você nos momentos bons e nos maus, na doença e na saúde. Vou te amar e te honrar todos os dias da minha vida.

 

 

10. Votos de casamento episcopal

Na tradição episcopal, os futuros casados realizam uma simples chamada e resposta com o oficiante.

 

Oficiante: “______, queres esta mulher / homem para ser teu esposo / marido para vivermos juntos após a ordenança de Deus no Santo Estado do Matrimônio? Queres amá-lo? Consolá-lo, honrá-lo e guardá-lo, na doença e na saúde, e abandonando todos os outros, mantendo-se apenas para ela / ele enquanto vocês dois viverem? “

Noiva / Noivo: “Eu vou.”

 

Os casais também podem escolher fazer seus próprios votos, semelhantes aos de outras religiões cristãs.
Em nome de Deus, eu, _____, tomo você, _____, para ser minha esposa / marido, para ter e manter a partir de hoje, no melhor, no pior, na riqueza, na pobreza, na doença e na saúde, amar e cuidar, até que a se separe. Este é meu voto solene.

 

 

11. Votos de casamento quacre

Em uma cerimônia nupcial quacre, cada parceiro recita os votos de casamento tradicionais enquanto dá as mãos.
Na presença de Deus e destes nossos amigos, tomo-te por minha esposa / marido, prometendo com a ajuda divina ser para ti um marido / esposa amoroso e fiel enquanto ambos vivermos.

 

12. Votos de casamento apache

Na tradição Apache, pode não haver troca de votos. No entanto, uma bênção de casamento é lida para o casal:

 

Agora você não sentirá chuva, pois cada um de vocês será um abrigo para o outro. Agora você não sentirá mais frio, pois cada um de vocês será caloroso para o outro. Agora não haverá mais solidão, pois cada um de vocês será companheiro do outro. Agora você é duas pessoas, mas há apenas uma vida diante de você. Que a beleza o envolva na jornada à frente e ao longo dos anos. 

 

Que a felicidade seja sua companheira e seus dias juntos sejam bons e longos na terra.

 

Tratem-se mutuamente com respeito e lembrem-se frequentemente do que os uniu. Dê a mais alta prioridade à ternura, gentileza e bondade que sua união merece. Quando a frustração, as dificuldades e o medo assaltam o seu relacionamento, pois ameaçam todos os relacionamentos em um momento ou outro, lembre-se de se concentrar no que está certo entre vocês, não apenas na parte que parece errada. 

 

Dessa forma, você pode enfrentar as tempestades quando as nuvens escondem a face do sol em suas vidas – lembrando-se de que, mesmo que você o perca de vista por um momento, o sol ainda estará lá. E se cada um de vocês assumir a responsabilidade pela qualidade de suas vidas juntos, ela será marcada pela abundância e pelo deleite.

 

 

13. Votos de casamento Cherokee

Em outra tradição nativa americana, os Cherokee também leram uma bela bênção de casamento para suas noivas e noivos:

Deus no céu, por favor, proteja aqueles que amamos. Honramos tudo o que você criou ao comprometer nossos corações e vidas juntos. Honramos a Mãe Terra e pedimos que nosso casamento seja abundante e se fortaleça com o passar das estações. 

 

Honramos o fogo e pedimos que nossa união seja quente e resplandecente de amor em nossos corações. Honramos o vento e pedimos que naveguemos pela vida seguros e calmos como nos braços de nossos pais. Honramos a água para limpar e acalmar nosso relacionamento – para que nunca tenha sede de amor. 

 

Com todas as forças do universo que você criou, oramos por harmonia enquanto nos tornamos jovens para sempre juntos. Um homem.

 

 

14. Votos de casamento budistas

Na tradição budista tibetana, o casal responde ao primeiro conjunto de votos lidos pelo oficiante juntos. Os votos são mais longos do que em muitas outras religiões, mas criam uma sensação de companheirismo quando os dois respondem em uníssono. Aqui está um trecho:

 

Oficiante: _____ e _____ prometem ajudar um ao outro a desenvolver seus corações e mentes, cultivando compaixão, generosidade, ética, paciência, entusiasmo, concentração e sabedoria à medida que envelhecem e passam pelos vários altos e baixos da vida e para transformá-los no caminho do amor, compaixão, alegria e equanimidade?

Noiva / Noivo: “Nós prometemos.”

Oficiante: Reconhecendo que as condições externas da vida nem sempre serão suaves e que internamente suas próprias mentes e emoções às vezes ficarão presas na negatividade, você se compromete a ver todas essas circunstâncias como um desafio para ajudá-lo a crescer, para abrir seus corações, aceitar a si mesmo e uns aos outros; para gerar compaixão pelos outros que estão sofrendo?

Noiva / Noivo: “Nós prometemos.”

Oficiante: Compreendendo que assim como somos um mistério para nós mesmos, cada pessoa também é um mistério para nós, você se compromete a procurar compreender a si mesmo, a cada um e a todos os seres vivos, a examinar suas próprias mentes continuamente e a considerar todos os mistérios da vida com curiosidade e alegria?

Noiva / Noivo: “Nós prometemos.”

Oficiante: Você se compromete a preservar e enriquecer seu afeto mútuo e a compartilhá-lo com todos os seres? Tomar como exemplo os sentimentos amorosos que vocês têm um pelo outro e sua visão do potencial e da beleza interna de cada um e, em vez de se voltar para dentro e se tornarem egocêntricos, irradiar esse amor para todos os seres?

Noiva / Noivo: “Nós prometemos.”

 

 

Tudo sobre música de casamento!

 

 

15. Votos de casamento unitário

Os votos unitários podem seguir um padrão de chamada e resposta com o oficiante.

 

Oficiante: ______, você tomará ______ como sua esposa / marido, você se comprometerá a compartilhar sua vida abertamente com ele, a falar a verdade a ele, em amor? Você promete honrá-la e cuidar com ternura, para encorajá-la a realizar-se como um indivíduo através de todas as mudanças em suas vidas? ”

Noiva / Noivo: Eu irei

Alternativamente, cada parceiro pode recitar os votos tradicionais.

Eu, _____, tomo você, _____, para ser minha esposa / marido, para ter e manter, a partir de hoje, no melhor e no pior, na riqueza e na pobreza, na doença e na saúde, para amar e cuidar sempre.

 

 

16. Votos de casamento inter-religiosos

Uma cerimônia inter-religiosa combina as diferentes religiões e crenças de cada parceiro, criando votos maravilhosamente combinados que refletem os valores fundamentais de ambos.

 

Eu, _____, aceito você, _____, para ser minha esposa / marido. 

 

Prometo ser fiel a você nos momentos bons e nos maus, na doença e na saúde. Vou te amar e honrar todos os dias da minha vida.

 

Fotos para inspiração de Casamento

 

17. Votos de casamento não confessionais

Neste belo conjunto de votos de casamento de uma cerimônia não denominacional, o casal conduz uma cerimônia de união (na qual eles fazem um nó de pescador – o tipo que fica mais forte com a pressão). Então, eles juram um ao outro:

 

Eu, _____, me comprometo com você, _____, como (esposa / marido) para aprender e crescer, explorar e se aventurar, respeitar você em tudo como um parceiro igual, na presciência da alegria e da dor, da força e do cansaço, direção e dúvida, para todos os nascentes e poentes do sol. 

 

Nós amarramos esses nós para simbolizar nossa conexão um com o outro. Eles representam nossa confiança mútua e nossa força combinada.

 

O que é Pré Wedding?