O casamento é um momento mágico, cheio de afeto, tanto envolvendo os noivos como convidados. Por isso, os votos matrimoniais são tão importantes: são eles que dão o tom mais apaixonado à cerimônia. Nos votos os noivos relembram o passado e se comprometem com o futuro, colocando todos os seus sentimentos no texto e na fala.   Devido à importância que os votos têm na cerimônia, alguns noivos se sentem ansiosos para escrever. Muitos passam noites em claro tentando criar um texto que consiga descrever tudo o que sentem por seus parceiros. Para ajudar a resolver este problema, neste artigo é possível encontrar 5 dicas para escrever os votos matrimoniais, que apesar de simples, fazem toda a diferença. Continue lendo!

Como escrever os votos matrimoniais: 5 dicas essenciais

 

Escreva com tempo: Tudo na preparação de um casamento deve ser feito com muita antecedência, inclusive os votos. Muita gente acha difícil inserir nos votos de casamento todo o sentimento que este momento pede, e é por isso que começar bastante tempo antes pode ajudar. Você pode começar e quando sentir que não consegue escrever, parar, e depois voltar ao texto. Esta dinâmica ajuda você a lembrar de tudo, sem deixar nenhum momento especial ou algo importante que deva ser dito durante seus votos.

Coloque sentimento: Para saber exatamente o que escrever nos votos de casamento, que tal relembrar toda a trajetória do  casal e os motivos que os fizeram se apaixonar? Coloque tudo isso no papel, entrando em detalhes, contando realmente a história do casal. Relembrar estes momentos que passaram juntos e apontar as qualidades do outro faz com que a celebração ganhe mais sentido e todos os convidados consigam sentir a emoção e a importância do momento mais importante na vida dos noivos.

A forma não importa: Muita gente acaba ficando em dúvida quanto à forma do texto dos votos. Se apegar a isso é desnecessário, já que os votos devem ser genuínos e escritos exatamente da maneira como os noivos o sentem. Por isso, não se preocupe com tamanho ou com escrever um texto rebuscado, os votos de casamento tem um significado muito maior que isso.

Se inspire: Existe alguma música ou poema que marca a vida do casal? Trechos de músicas ou autores favoritos podem ser inseridos nos votos através de frases simbólicas que expressam o sentimento pelo outro. Algumas frases de efeito podem dizer muito mais que grandes textos, além de que estes versos podem lembrar momentos importantes e trazer muita emoção à celebração.

Pense no futuro do casal: Os votos não são apenas para relembrar o quanto um é importante para o outro, mas para trazer à tona sentimentos relacionados com o “para sempre” do casal. Escrever desejos para o futuro e dividi-los com seu par é uma maneira de deixar claro que aquele momento é apenas o começo.

Neste artigo você viu 5 dicas para escrever os votos matrimoniais que podem acabar com a ansiedade na hora de produzir um texto e emocionar seu par e também os convidados da cerimônia!