6 coisas que você não deve economizar ao planejar seu casamento

foto de casamento

6 coisas que você não deve economizar ao planejar seu casamento

A primeira etapa do planejamento do casamento é definir o seu orçamento. Mas não é tão simples quanto chegar a um número total – você também precisa decidir como vai dividi-lo. Existem alguns produtos e serviços nos quais você pode economizar dinheiro, mas existem outros que realmente valem o investimento.

 

1.  Vestido de noiva

vestido de noiva

 

Casamento Isabelle – Espaço Pergolado – Sítio São Jorge

 

“É a sua Cinderela, momento no tapete vermelho e você não quer sentir nada menos do que incrível indo para o baile, certo? 

Existem tantos estilos de vestidos para escolher hoje em tantos preços diferentes, e nenhuma noiva tem que se contentar com algo pelo qual ela não está completamente apaixonada. 

Você ficará olhando as fotos do seu casamento pelo resto da vida e a última coisa que quer pensar é que deveria ter pagado um pouco mais por aquele vestido que você realmente amou.

Cada noiva merece a atenção individual que receberão ao visitar uma loja de noivas. É a peça de roupa mais importante que você comprará: aproveite o dia – aproveite a semana! É uma experiência que você guardará para o resto de sua vida.

Quais os tipos de vestidos de casamento?

Tipos de Vestidos de Casamento – Dicas como escolher. Não adianta querer se enganar, no dia do casamento a pessoa mais importante é a NOIVA e claro, o seu vestido!

Com certeza você estará linda maravilhosa no seu dia e para isso vamos deixar algumas dicas aqui de como escolher o vestido de noiva certo para o seu tipo de corpo, gosto, clima, etc.

Qual o estilo do seu casamento?

Antes de escolher o vestido do casamento, é importante analisarmos onde será realizado o casamento. Será uma cerimônia ao ar livre ou coberta?

Será um casamento no campo? Rústico? Na praia? Moderno? Depois de definido isso, vamos verificar o horário e clima, um casamento de dia no campo ao ar livre, geralmente é quente (esperamos!) como já dissemos nessa postagem com algumas dicas, por isso é importante verificar esses itens antes de escolher o vestido. 

Escolha e compre seu vestido com calma

A pior coisa que tem é fazer algo corrido nessas horas… O vestido de casamento é um item MUITO IMPORTANTE e precisa ser escolhido, provado, ajustado com calma! Não deixe para a última hora para começar a pesquisar sobre ele.

Procure com calma e poupe dinheiro.

A pesquisa dos tipos e estilos de vestidos feita com calma faz você poupar dinheiro. No universo do casamento o que é contratado com pressa acaba saindo caro.

Veja com calma todas as opções de lojas de vestidos, pechinche, barganhe com os fornecedores.

Nada de dietas malucas e coisas impossíveis para ”caber” no vestido.

Respeite seu corpo e seus limites. Não queira mudar a sua estrutura somente para conseguir um vestido que não ficará bem com o seu corpo atual. A

Alimentações saudáveis, exercícios físicos, qualidade de vida é sempre bem vinda!

O que não vale é fazer loucuras para emagrecer para o casamento e depois ganhar tudo de novo.

Peça indicações, mas também procure outros fornecedores.

Provavelmente você irá buscar o vestido de casamento após ter fechado com o espaço e buffet que ele será realizado.

Converse com sua equipe para saber quem eles indicam, geralmente são profissionais que já trabalharam nesses espaços e oferecem um serviço de confiança mas mesmo assim procure outros fornecedores que não tenham ligações com o seu buffet ou assessora, hoje com o Google tudo ficou mais fácil de ser achado.

Atente-se a cor do vestido.

Ao contrário do que muitos pensam, o vestido da noiva não tem que ser sempre branco. Tons de branco podem ser utilizadas para tons de pele diferente, veja algumas dicas de quais tons de branco usar em vestido de casamento de acordo com a tonalidade da sua pele:

  • Branco puro – Pele escura
  • Champagne ou Branco diamante – Peles medianas
  • Off White ou Marfim – Peles medianas e amareladas
  • Marfim – Peles claras ou rosadas

 

Escolha o estilo do vestido de acordo com o seu corpo.

Veja o que mais te agrada, mas confira se ele será bem adaptado ao seu corpo. Os decotes e as saias deverão ser escolhidas de acordo com o seu estilo de corpo.

Se é magra ou gordinha, alta ou baixa, braços finos ou mais cheios, busto… etc 

Procurando inspirações para o seu casamento? Temos diversas fotos em nosso Pinterest

2. Local

mesa decorada casamento

 

Espaço Externo Pergolado – Sítio São Jorge

 

Encontrar o local perfeito é como encontrar o par de sapatos perfeito : eles devem caber perfeitamente na hora!

Tão influente quanto o vestido, seu local dirá muito sobre o tipo de casamento que você está tendo. Não é apenas o pano de fundo para suas fotos – as fotos que você vai adorar por toda a vida – mas o local também atua como um alerta para seus convidados: define o cenário e lhes dá uma dica do dia que está por vir.

Ao procurar um local, o conforto e a segurança de seus convidados devem ser fundamentais. Certifique-se de que o local escolhido pode acomodar confortavelmente todos os seus convidados e tem controle de temperatura e estacionamento adequado. 

Planejando um casamento ao ar livre? Seu local deve ter um “Plano B” ou coberto em caso de clima extremo. Se o local dos seus sonhos está acima do orçamento, você pode economizar dinheiro e realizar o seu casamento em uma sexta-feira ou domingo.

 

3. Comida

buffet de casamento

 

Sítio São Jorge – Buffet para Casamento e Eventos

Extremamente importante, a comida terá um papel importante na opinião dos convidados sobre o seu casamento. Acredite, o menu pode ter um grande impacto em como seus convidados avaliarão sua comemoração. 

Contratar um buffet que usa ingredientes de alta qualidade e é experiente em cardápios de casamento é essencial para criar ótimas lembranças do seu grande dia. 

Não tenha medo de pensar fora da caixa: para os petiscos, os postos de alimentação destacam seus pratos preferidos, e para as sobremesas com opções variadas de doces e salgados. Para bebidas, servir coquetéis personalizados é muito útil. Um open bar é uma necessidade e oferecer aos seus convidados um bom vinho com o jantar também aumentará a experiência culinária.

 

Finger food

Os noivos podem escolher uma cerimônia ao lar livre ou salão fechado, casamento tradicional ou no campo. Se casar ao por do sol, dia ou noite, seja lá qual for sua opção, o MENU é sempre muito importante!

A festa pode ser maravilhosa, mas se a comida não tiver a altura do evento, com certeza o casamento terá grandes problemas.

Antes de escolher o tipo de serviço, esteja certa de que a empresa que contratou possui qualidade e responsabilidade com seus clientes. O ideal é contratar os serviços de uma empresa que você já tenha tido a oportunidade de ver em ação; ou indicado por alguém de confiança.

O Finger Food pode ser um substituto do almoço e jantar. Nele temos mini porções de pratos como: risotos, massas, lanches, canapés. Esses pratos irão sustentar o convidado, sem preocupação, principalmente se houve grande variedade de opções.

Na mesma linha, você pode incluir ilhas gastronômicas com temas variados! O Finger Food não precisa ser servido por garçons! Uma dica muito importante é que ele pode ser usado para complementar um cardápio de massas ou carnes.

Mini lanches, tortas, frutas e sucos também entram no cardápio.

A vantagem é a maneira divertida de criar uma recepção diferente, elegante e aconchegante.

 

4. Cabelo e maquiagem

penteado da noiva

 

Preparação Lika – Espaço Pergolado – Sítio São Jorge

 

Você quer estar e se sentir bem no dia do seu casamento – então deixe os profissionais cuidarem do seu cabelo e maquiagem. A menos que você trabalhe como cabeleireiro ou maquiador profissional, precisa abandonar a noção de que fará seu próprio cabelo e maquiagem para o grande dia. 

Parte do processo de montar um look de noiva coeso é trabalhar com profissionais para testar estilos de cabelo que irão complementar seu vestido e maquiagem que parecerão naturais, mas impecáveis nas fotos (e durarão desde os votos até a última dança). Por esta razão, testes de cabelo e maquiagem são uma necessidade absoluta. 

Mesmo se você for uma noiva obstinada do faça-você-mesmo, vá em frente e faça a os artigos de papelaria, mas ostente a experiência gratificante de contar com profissionais para cuidar do seu visual e garantir que está se casando com a aparência exata com que sempre sonhou.

 

5. Fotografia e Videografia

cerimonia de casamento

 

Claro, é importante criar uma atmosfera memorável no dia do seu casamento, mas é ainda mais importante garantir que a cerimônia e a celebração sejam capturadas de uma forma profissional e bonita. E isso significa contratar um fotógrafo para garantir memórias que você terá para sempre. Estas são as imagens que você mostrará aos seus filhos e netos, então é melhor amá-los!

A videografia também é obrigatória. Sim, uma foto pode fornecer um instantâneo de um momento no tempo, mas um cinegrafista profissional pode capturar movimento e som (ou seja, você será capaz de ouvir a risada da vovó e assistir seu pai dançando na pista de dança daqui a décadas).

 

Como escolher o melhor fotógrafo de casamento?

Considera a real lembrança, aquela que fica registrada, que é capaz de ser dividida e eternizada com as pessoas mais importantes de sua vida.

O fotografo é aquele profissional que ficará ao seu lado o tempo todo, desde o making of do casal até o final da festa. É ele que irá captar os momentos mais lindos, emocionantes, especiais e sensíveis.

Abaixo algumas dicas fundamentais no momento da contratação:

  • Selecione os profissionais de sua preferência, busque informações sobre o trabalho realizado por eles com pesquisa na internet, casais conhecidos que já contrataram, revista e blogs do seguimento e indicações do Espaço/Buffet do seu casamento.
  • Feche com antecedência, para garantir disponibilidade na agenda ou assim que já tiver escolhido o local da cerimônia e festa! Alguns fotógrafos realizam mais de um casamento por dia, portanto se quer que o principal esteja em seu casamento é necessário acordar isso previamente e até colocar em contrato.
  • Faça quantas reuniões achar necessário e tire todas as dúvidas com o profissional responsável por registrar seu casamento. Faça briefings para deixar tudo definido, se necessário faça uma visita técnica no espaço junto com o fotógrafo.
  • Outro serviço muito contratado atualmente é o ensaio pré casamento, considerado um momento divertido, sem preocupação e muito criativo que pode ser feito em qualquer lugar. No dia, alguns dos noivos optam pelo fotojornalismo, aquele registro espontâneo, sem poses capazes de captar toda a emoção.
  • Antes de fechar, defina se irá optar por ter um álbum de fotografias ou se inicialmente irá optar apenas pelas imagens (economia). Se optar pelo álbum fotográfico, escolha junto com o fotógrafo qual será o acabamento, quantidade de fotos etc.
  • Verifique se esse profissional é um fotógrafo de casamento, corporativo, de estúdio, publicitário etc. Se a especialidade dele não for casamentos, verifique se ao menos já fez alguns trabalhos com este tipo de evento.

 

6. Música

dança dos noivos

 

Casamento Fernanda e Caio – Sítio São Jorge

Quer seja uma banda ao vivo, um DJ ou qualquer outra coisa, você realmente não deve economizar em sua música de casamento. Uma banda ao vivo ou DJ de qualidade inferior terão a capacidade de estragar a sua noite, enquanto uma de qualidade e experiente será capaz de garantir que a sua noite seja inesquecível. A diferença entre um bom DJ e um DJ ruim? Um tocará nada além de sucessos bregas do disco escolar, enquanto o outro ouvirá o que você diz sobre suas preferências e favoritos, e personalizará a lista de reprodução em torno deles.

 

Você conhece a Audio7 – DJ para casamentos?

Em todos os eventos que realizamos aqui nos Espaços, estamos sempre atentos para garantir que todos façam um bom serviço e realizem o que foi combinado com os noivos e clientes.

Foi com essa preocupação constante, acompanhando os casamentos / eventos que decidimos oferecer nós mesmos um serviço de som e iluminação para nossos clientes.

Resolvemos então montar uma empresa de dj para casamentos e eventos com total infraestrutura de som e iluminação e equipe altamente capacitada.

A Audio7 é a empresa oficial de fornecimento de som, iluminação e dj para casamentos e eventos do Sítio São Jorge e já é responsável por praticamente todos essas festas, devido ao sucesso que foi o serviço e equipamentos executados.

Nossos maiores diferenciais: equipe altamente treinada, com histórico de experiência em renomadas baladas de São Paulo e grandes emissoras de rádio como Jovem Pan, Energia 97 e Transamérica, equipamentos de altíssima qualidade e potência já instalados nos Espaços, evitando atrasos e trabalhos mal feitos na montagem e a segurança e comprometimento empresarial com o Sítio São Jorge.

 

O que você quiser

Esta lista é simplesmente sugestões, não regras. Como casal, você e seu futuro cônjuge precisam decidir o que é mais importante para você e concentrar seu orçamento nessas áreas. Quer um vestido deslumbrante? Vá em frente. Música ao vivo incrível? Rock on! Lembre-se de que, ao investir em uma área, você pode ter que sacrificar outras. É um clichê neste momento, mas é o seu dia. Portanto, gaste de uma maneira que o deixe mais confortável.

 

Dúvidas sobre madrinhas e padrinhos? Elencamos os principais itens que você precisa saber.