O altar do casamento é, sem dúvidas, um cenário extremamente importante da celebração. Por esse letivo, precisa comportar os noivos, madrinhas e padrinhos com conforto  e muita elegância, já que será o centro das atenções.

Muitos casais -- principalmente quando planejam tudo sozinhos -- não sabem muito bem como decorar o altar. Neste artigo você confere 8 ideias muito interessantes para decorar o altar do seu casamento.

Decorando o altar do casamento - 8 ideias preciosas

  1. Proteção contra o sol: se o casamento for durante o dia, pode ser que bata sol no local do altar. Para se proteger dele, é possível adicionar uma espécie de armação e criar uma tela especial para o altar ou criar uma decoração com flores ao longo de toda a armação: fica super romântico e chique.
  2. Cores neutras: Apesar de o altar ser o local para onde todos os olhares vão, a decoração não precisa ser muito chamativa. Utilizar tecidos mais claros e fluidos, rendas e flores mais claras cria um visual muito mais delicado para a ocasião.
  3. Artesanato: decorar o altar com peças produzidas pelos próprios noivos ou convidados pode ser uma ótima opção. Objetos em macramê ou até mesmo papéis com poesias e recados escritos pelos convidados pode ser uma ótima forma de decorar.
  4. Mobiliário: os móveis presentes no altar devem estar em harmonia com o tema da festa. Se a cerimônia for ao ar livre, móveis mais rústicos podem.ser uma boa opção.
  5. Tamanho do altar: o tamanho do altar vai de cada cerimônia, mas para uma celebração mais intimista, o altar pode ter um tamanho menor com as cadeiras dos convidados dispostas bem próximas dele. Em alguns casos, até um deque pode ser utilizado.
  6. Iluminação: a iluminação no altar é muito importante. Os noivos podem optar por adicionar velas, que darão um toque bastante íntimo à celebração ou adicionar luzinhas pisca-pisca, criando uma decoração moderna e divertida. Além disso, abajures e outras formas de iluminação indireta podem deixar seu casamento com cara de aconchego.
  7. Fitas coloridas e balões: como já dito antes, o altar onde é celebrada a união do casal deve ter a cara dos mesmos. Adicionar fitas coloridas (principalmente em casamento ao ar livre) e balões mais sofisticados fazem com que a celebração se torne bastante pessoal e divertida, trazendo um visual romântico e delicado.
  8. Flores: muitas flores, sim! Que tal criar um arco de flores, onde os noivos podem ficar posicionados bem ao centro? Além disso, existem muitas opções de flores, que com certeza se adequam ao visual sonhado para toda a cerimônia.

Viu só como é possível criar uma decoração bastante diferente e íntima para o altar do casamento inclusive se o casal estiver preparando tudo sozinho? É importante, porém, lembrar antes de averiguar sobre o local, já que algumas igrejas, por exemplo, podem não aceitar muitas alterações no altar.

Neste artigo você pode ver 8 ideias para decorar o altar do seu casamento e deixá-lo ainda mais inesquecível.