Aniversário de casamento – Ideias de presentes ano a ano

aniversário de casamento bodas

Certifique-se de que seu aniversário de casamento seja totalmente inesquecível, explorando nosso guia com os melhores presentes tradicionais e modernos para cada ano!

aniversário de casamento

 

Cada aniversário de casamento tem presentes tradicionais e modernos, bem como flores e pedras preciosas tradicionais. Mas de onde vêm essas tradições? Essas convenções datam do período medieval e foram escolhidas como agentes de boa fortuna e prosperidade no casamento.

No entanto, a tradição não ganhou popularidade até a era vitoriana. 

As opiniões contemporâneas divergem da tradição tradicional e acreditam que cada presente deve ser escolhido para aumentar gradualmente de valor à medida que você investe mais tempo no relacionamento – servindo como um reconhecimento de um casamento bem-sucedido e, muitas vezes, como uma recompensa para a esposa. Isso criou a base para interpretações modernas de presentes.

Quer seja no seu primeiro ano de casamento ou se você está procurando o presente de ouro perfeito para o aniversário de 50 anos dos seus pais, confira nosso guia para ajudá-los a decidir o que comprar para sua pessoa amada.

Procurando um local para comemorar suas Bodas de casamento? O Sítio São Jorge tem Espaços incríveis! Confira.

 

1º aniversário: Bodas de papel

No seu primeiro aniversário de casamento, o papel representa o presente tradicional. Os fios dentro do papel simbolizam a força e a conectividade de seu relacionamento. O papel também é uma folha em branco, uma referência ao início de uma nova vida juntos.

E uma vez que o papel simboliza uma tela limpa para escrever sua própria história, faça com que seu primeiro presente de aniversário de casamento fale sobre isso com coisas como um livro de receitas para noivos, uma ilustração personalizada de vocês dois ou ingressos para eventos especiais que contribuirão para essa história.

Para um toque moderno, os casais dão relógios um ao outro para representar o amor eterno. Ouro representa a cor padrão do primeiro aniversário, flores de laranjeira ou amores-perfeitos são as flores habituais e ouro é a pedra preciosa de um ano, embora obviamente não seja tecnicamente uma pedra.

lembrancinha aniversario de casamento

ideias para aniversario de casamento

aromatizador de ambientes aniversario de casamento

bodas de papel 1 ano de casamento

 

2º aniversário de casamento: Bodas de algodão

O segundo aniversário de casamento consiste em reconhecer o amadurecimento de seu relacionamento. Tradicionalmente, o algodão é o presente preferido, pois cada fibra representa duas pessoas que se entrelaçam. Sua beleza e sofisticação são atemporais e duradouras, assim como sua união, mas também pode conter fragilidades, assim como seu relacionamento ainda jovem.

O segundo ano de casamento é representado pela cor vermelha e o devotado lírio do vale. Considere presentes que irão realçar seus preciosos momentos juntos, como roupa de cama para seus amados ou canecas de cerâmica para suas manhãs juntos.

Se joalheria é mais o seu estilo, você vai querer procurar peças de granada. Com seu colorido flamejante e apaixonado, granada sempre representou amor, amizade e o coração que sustenta uma força vital.

bodas de algodão

anel bodas de algodão

lembrancinha bodas de algodão

buquê bodas de algodão

 

Confira nossa página no Pinterest! Temos inspirações incríveis.

 

3º aniversário: Bodas de Couro (ou trigo)

Terceira vez é o charme! A essa altura do casamento, vocês dois definitivamente viram algumas coisas e estão mais fortes por causa disso. É exatamente por isso que o couro é o presente tradicional de terceiro aniversário de casamento.

Rico e robusto, o couro é durável e protetor, como uma pele reforçada que não sucumbe mais à fraqueza. Pense em bolsas, bolsas ou carteiras. Você pode até obter couro estampado com a data ou as iniciais do seu casamento para um toque personalizado.

A escolha moderna de cristal ou vidro destaca outra faceta de seu relacionamento. É frágil e exige muito cuidado, como qualquer amor, mas o melhor deles pode sobreviver aos séculos. O terceiro ano é caracterizado pela cor branca – tão pura quanto o seu amor. Em termos de mundo natural, você está olhando para as flores Fuschia vibrantes e pérolas elegantes, que têm um brilho quente que não é diferente da luz que se refrata do cristal facetado.

chaveiro lembrancinha de bodas

presente de aniversário de casamento

perfume aniversário de casamento

chaveiro aniversário de casamento

 

4º aniversário de casamento: Bodas de flores ou frutas

Depois de quatro anos, seu relacionamento está florescendo e amadurecendo, assim como o presente tradicional de flores ou frutas. Para algo doce e sentimental, peça ao seu florista que recrie o mesmo buquê do dia do seu casamento ou reserve um tempo para plantar um jardim juntos.

Uma abordagem mais moderna para o presente de aniversário de casamento de quatro anos requer eletrodomésticos para simplificar a vida em casa e liberar algum tempo para passarmos amando uns aos outros.

Esse marco é comemorado com tons de azul e verde que imitam a pedra preciosa deste ano: o topázio azul. O topázio azul sempre foi considerado a pedra dos sentimentos, associado a emoções profundas, comunicação e compaixão – todos os ingredientes necessários para um casamento bem-sucedido. Para achados florais, olhe para gerânios com babados para um aniversário de casamento vibrante e cheio de emoção.

buquê de flores aniversário de casamento

fundue aniversário de casamento

café da manhã aniversário de casamento

 

 

5º aniversário de casamento: Bodas de Madeira

Felicidades por ter chegado à metade do caminho para uma década! Para este marco de casamento, os casais tradicionalmente presenteiam um ao outro com madeira. Isso reflete a força e a durabilidade de seu casamento, bem como as fortes raízes eternas que vocês estão criando. Considere um presente gravado para seu cônjuge para marcar este dia especial e comemorar cinco anos de aprendizado e crescimento juntos.

Talheres representam um presente moderno para o quinto aniversário de casamento. Apesar de parecer incrivelmente desatualizado, há um símbolo por trás disso – todas as suas refeições compartilhadas e o vínculo que vocês formaram nos últimos cinco anos.

Safira representa a pedra preciosa tradicional do quinto aniversário, azul e rosa são as cores habituais e margaridas são as flores de cinco anos. Dizem que as safiras simbolizam fidelidade e sinceridade, uma bela representação das virtudes de seu relacionamento.

 

brincos aniversário de casamentobolo aniversário de casamento

coração com os nomes aniversário de casamento

porta retrato casamento bodas de madeira

chaveiro bodas de madeira

coração bodas de madeira

Quer conhecer todos os anos e significados dos aniversários de casamento? Temos um post exclusivo sobre bodas de casamentos!

 

6º aniversário de casamento: Bodas Doces ou de Ferro

Seis anos juntos aproveitando cada minuto. Este aniversário de casamento é sobre coisas doces. E queremos dizer literalmente que o presente tradicional para este ano é doce ou ferro. É uma dica da doçura de seus dias de namoro e um lembrete para continuar carregando isso em seu casamento.

Adoramos a ideia de recriar uma mini versão do seu bolo de casamento apenas para vocês dois para comemorar esses últimos seis anos. Enquanto o ferro, com toda a sua força, atesta o casamento sólido que vocês construíram até aqui.

Essa mesma noção é transportada para o presente moderno da madeira, que está sempre crescendo e amadurecendo. Em termos de tons, prefira as cores branco, turquesa ou roxo. Lírios de calla incrivelmente elegantes e ametistas majestosas completam os presentes simbólicos deste ano.

Diz-se que esta pedra preciosa tem propriedades protetoras, protegendo seu usuário de qualquer negatividade ou impureza – da mesma forma que seu relacionamento o protege do perigo.

 

7º aniversário de casamento: Bodas de lã ou cobre

bodas de lãNo sétimo ano, você sem dúvida aprendeu a levar as coisas com calma. O presente tradicional pede cobre ou lã. Esses dois elementos podem parecer diametralmente opostos, mas eles têm uma coisa em comum: o calor – a lã é um isolante de calor e o cobre é um condutor de calor. Exatamente como aquilo que irradia em seu relacionamento.

As opções modernas têm tudo a ver com a abordagem mais pragmática de um conjunto de mesa. Um conjunto de mesa pode parecer uma escolha de funcionalidade em vez de romance, mas não podemos pensar em nada mais romântico do que um parceiro que apoia suas ambições. O sétimo aniversário de casamento é caracterizado por um esquema de cores amarelas orgânicas, buquês de púlpitos listrados e pedras de ônix.

 

 

 

 

 

 

 

8º aniversário: Bodas de Bronze

Oito anos e cada vez mais forte. O tradicional presente de oitavo aniversário é o bronze (um símbolo bíblico de força), enquanto as alternativas mais modernas parecem preferir o lado mais suave com lençóis e rendas. 

O bronze é uma liga e representa a mistura de duas vidas antes independentes, enquanto a roupa de cama e a renda são amplamente consideradas como acessórios de requinte – assim como o amor um pelo outro foi cuidadosamente refinado ao longo dos anos. Em termos de cores, mantenha o tema bronze ou ilumine as coisas com um ramalhete de clematis. A pedra preciosa escolhida para este marco é a turmalina.

 

9º aniversário: Bodas de cerâmica

Um ano antes da marca de 10 anos. O presente de nono aniversário tradicional é a cerâmica. Feita de argila, a cerâmica é cuidadosamente moldada em algo de grande beleza e presença duradoura. Uma alternativa moderna seria o couro. Um material forte, durável e duradouro que também pode ser bastante flexível e só melhora com o tempo. 

A cor do nono aniversário é, apropriadamente, terracota e você pode encher todos aqueles vasos de barro com papoulas deliciosas para manter a tradição. As papoulas simbolizam o reino da imaginação e os sonhos, duas coisas importantes para manter viva uma centelha. Para joias, basta olhar para o lápis-lazúli.

xícara aniversário de casamento esposa e marido

prato decorativo aniversário de casamento

lembrancinha bodas de casamento

 

10º aniversário de casamento: Bodas de lata ou alumínio

Cuidado, mundo – você enfrentou dez anos inteiros de casamento. O presente de aniversário de uma década é tradicionalmente de estanho ou alumínio, o que simboliza a força e a resiliência do seu casamento. Para um presente moderno de 10º aniversário, recorra ao melhor amigo de toda garota: os diamantes. Esta joia rara reflete o amor e a durabilidade do seu casamento de 10 anos

Se você e seu parceiro planejaram atualizar um anel de noivado, o 10º aniversário de casamento é o marco perfeito para comemorar com tal presente. Prata e azul estão associados ao big 10, e o narciso, que simboliza a felicidade, é a flor tradicional de 10 anos.

 

bodas de 10 anos

aliança aniversário de casamento

 

11º aniversário: Bodas de aço

Duro e forte, seu relacionamento construiu uma resolução de aço e deve ser reconhecido por isso. É por isso que o 11º aniversário de casamento é tradicionalmente celebrado com aço, o metal mais resistente que existe. A escolha moderna, porém, são as joias da moda. Em termos de cores, procure os tons de turquesa que indicam a pedra preciosa deste aniversário: turquesa.

A turquesa é uma das pedras preciosas mais antigas e foi considerada sagrada por reis e xamãs por suas propriedades curativas e protetoras. Diz-se até que desperta o romance e o amor. Para os florais, as preciosas ipomeias são o caminho a percorrer. Conhecidos por sua vida útil extremamente curta de apenas um dia, eles servem como lembretes da preciosidade do tempo e daquele dia importante em que vocês se conheceram.

 

12º aniversário: Bodas de seda ou linho

Doze anos com seu cônjuge se passaram em um piscar de olhos. Comemore enfeitando sua vida doméstica com objetos de opulência e luxo, como os tradicionais presentes de seda ou linho. Quem tem afinidade com o contemporâneo ficará feliz em saber que o presente moderno deste ano é tão refinado: as pérolas. A cor do ano enfatiza isso com tons de branco ostra, e a magnífica flor de peônia também não decepciona. Para as gemas, o jade reina supremo.

 

13º aniversário: Bodas de renda

Treze anos de casamento são tudo menos azar. Na verdade, tudo gira em torno da elegância da vida. O presente tradicional do 13º aniversário é uma renda delicada, tão delicada e adorável como o equilíbrio de um casamento estável. Os presentes modernos mantêm o tema em tecidos ou peles. 

Os 13 anos são representados pelos buquês de malva-rosa de aparência exótica e branca. Pedras de citrino quente completam o ano. Como um raio de sol vibrante, os citrinos são joias joviais que nos encorajam a abraçar todas as alegrias da vida. A pedra alegre representa a felicidade e diz-se que libera qualquer bloqueio.

 

14º aniversário: Bodas de marfim

Quatorze anos forte! O tradicional presente de 14º aniversário é caracterizado por itens de origem animal. Na verdade, a forma original de comemorar este ano era com marfim, mas foi posteriormente alterada e ampliada para itens de origem animal em geral, depois que as práticas polêmicas de obtenção de marfim foram trazidas à luz.

Para manter uma vibração livre de crueldade, encorajamos você a optar por itens como pele falsa ou peças de imitação que dão a ilusão de marfim sem o abuso. Ou, considere adotar um animal de estimação, andar a cavalo ou doar para um abrigo de animais ou para uma causa de conservação da vida selvagem.

Para uma opção mais moderna, opte por ouro. A cor deste ano é o marfim, em homenagem ao antigo presente tradicional, e as dálias são a flor preferida. Os entusiastas de joias vão querer procurar peças de opala para comemorar. As opalas são reconhecidas pelas chamas caleidoscópicas de cores em suas profundezas leitosas. Não é de se surpreender que as gemas sejam símbolos de amor, paixão e desejo incendiário.

 

15º aniversário: Bodas de Cristalbodas de cristal

Vamos levantar o copo para quinze anos de casamento. E queremos dizer isso literalmente, pois vocês estarão celebrando este aniversário com o tradicional presente do cristal, simbolizando a clareza e o brilho em seu casamento. O cristal também refrata a luz em espectros impressionantes que simbolizam todas as belas facetas de seu relacionamento. 

Este aniversário também marca o primeiro ano com um presente tradicional mais caro, que representa seus sacrifícios compartilhados ao longo dos últimos 15 anos. Os relógios servem como um presente moderno, que personifica o seu tempo juntos (passado, presente e futuro).

O 15º aniversário é representado pelo rubi. Rubis são uma das gemas mais duras, surgindo um pouco mais macios do que o diamante invencível. Que melhor maneira de destacar a força e a firmeza de 15 anos de casamento?

E, finalmente, a rosa se destaca como a folhagem habitual de 15 anos, o que é adequado já que o vermelho foi considerado a cor tradicional do 15º aniversário.

 

 

 

16º aniversário: Bodas de cera

Doce 16! O 16º aniversário de casamento é tão fofo de fato. O presente tradicional é a cera, dura e resistente à primeira vista, mas facilmente derretida e maleável se houver a faísca certa. Soa familiar? A modernidade exige uma estética ligeiramente mais brilhante, sugerindo peças vazadas de prata para celebrar a ocasião.

As cores de prata e verde esmeralda são representativas deste ano, junto com flores de estática duradoura e pedras preciosas de peridoto.

 

17º aniversário: Bodas de Móveis

Após 17 anos de casamento, a casa que vocês construíram juntos é provavelmente um de seus santuários mais queridos. O presente do 17º aniversário reconhece isso com presentes tradicionais e modernos de móveis para enfeitar seu lar.

Mantenha o tema com detalhes em tons de sol que se fixam na cor amarela do ano ou preencha os vasos recém-adquiridos com cravos vermelhos com babados. As gemas da cornalina completam a vibrante variedade de itens indispensáveis do 17º aniversário.

 

18º aniversário: Bodas de porcelana

Mais um ano para o casal. O 18º aniversário de casamento é o aniversário de porcelana por completo – tanto em um sentido tradicional quanto moderno. A porcelana é o resultado do aquecimento da argila a temperaturas extremamente altas, algo de beleza cobiçada que vem de origens humildes e de caminhar no fogo.

Talvez seja conveniente uma aula de cerâmica para casais. A cor do 18º aniversário é azul e a gema é um olho de gato.

 

19º aniversário: Bodas de Bronze

Falta apenas um ano para a marca de 20 anos! Você pode considerar o 19º ano de casamento a idade do bronze , já que tanto os presentes tradicionais quanto os modernos pedem o bronze. O bronze também é a cor deste ano, assim como os florais em tons de bronze – especificamente as mães de bronze outonais.

Adicionando um pouco de brilho à natureza terrena deste aniversário estão as gemas água-marinha.

 

20º aniversário: Bodas de Porcelanabodas de porcelana

Duas décadas inteiras de casamento pedem uma celebração massiva e os costumes do 20º aniversário se encaixam de acordo com o esplendor dessa conquista histórica. O presente tradicional é a porcelana, que representa a beleza e a delicadeza do seu relacionamento. I

sso também lhe dá a desculpa perfeita para atualizar os utensílios de cozinha comprados e ganhos há 20 anos. Ou, para vocês realizarem uma viagem para ver a Grande Muralha que, se encaixa perfeitamente no tema.

Para um tom moderno, a platina simboliza a força do seu casamento. A esmeralda serve como a pedra preciosa tradicional do 20º aniversário, o verde está associado ao marco e os daylilies são as flores típicas por causa de sua natureza forte, mas divertida.

 

 

 

 

 

25º aniversário: Bodas de prata

A meio caminho do ano dourado! A marca de 25 anos foi marcada como o aniversário de prata, e com razão. Representando os presentes tradicionais e modernos, a prata reflete o brilho do seu casamento. Passar um quarto de século com o seu amor definitivamente exige um metal tão valioso quanto a prata.

Na verdade, a tradição começou durante a Idade Média, quando os homens comemoravam o marco, presenteavam suas esposas com uma coroa de prata em seus cabelos. 

A flor tradicional para o 25º aniversário é a íris, e a cor é (adivinhou) prata. Embora não seja uma pedra preciosa, a prata também foi associada à joia do 25º aniversário.

 

 

 

30º aniversário de casamento: Bodas de Pérolas

Trinta anos e prosperando! Para este aniversário, as pérolas representam o presente tradicional. Esta joia pura simboliza a inocência e a honestidade, sem mencionar que as pérolas redondas perfeitas são uma raridade, assim como o seu relacionamento.

E já que as pérolas vêm das ostras, por que não reservar uma expedição de mergulho com o seu amor? Como um presente moderno, volte ao 10º aniversário – a segunda rodada de diamantes!

As pérolas também refletem sem surpresa a pedra preciosa de 30 anos, elas são um símbolo da divindade e da sabedoria e, após 30 anos de uma união abençoada, você sem dúvida ganhou alguns insights sobre o casamento. Diz-se que as pérolas douradas trazem sorte e prosperidade, enquanto as pérolas brancas estão ligadas à fertilidade. E o lírio, o garoto-propaganda da pureza e da inocência, é a flor tradicional.

 

35º aniversário: Bodas de Coral

Trinta e cinco anos e melhorando a cada dia. O coral vibrante considera o bolo tanto o presente tradicional quanto a cor preferida este ano, enquanto o belo jade – um estimulante do amor e da amizade – surge como o presente moderno. Embora tenha uma flor exata para comemorar este ano, qualquer flor em tons de coral serve. 

As esmeraldas juntam-se às pedras verdes (jade) na representação do trigésimo quinto ano de matrimônio. Espiritualmente, acredita-se que as esmeraldas abrem o coração e conduzem a compaixão, a paciência e o amor eterno.

 

40º aniversário: Bodas de Ruby

Vocês estão no bom caminho para meio século juntos. Para o 40º aniversário, é tudo rubi. Dos presentes tradicionais e modernos às pedras preciosas e à cor, o rubi é o nome do jogo para celebrar os 40 anos de casamento. Simbolicamente, os rubis representam beleza, proteção, sabedoria e poder. 

A capuchinha representa a flor tradicional, que é o único costume sem rubi neste aniversário de casamento – embora venha em vários tons de escarlate. A aparência incendiária de um rubi costuma ser associada à paixão e à chama eterna do amor, e não poderíamos pensar em nada mais apropriado para comemorar duas décadas de casamento. Portanto, quanto mais vermelho, melhor para esses presentes.

 

45º aniversário: Bodas de safira

Quarenta e cinco anos e envelhecendo graciosamente como o melhor dos vinhos. O 45º aniversário de casamento tem tudo a ver com azul. Safiras cintilantes têm precedência tanto como presentes tradicionais quanto modernos, mas também como pedras preciosas comemorativas. Safiras simbolizam sabedoria, fidelidade e sinceridade; virtudes que foram necessárias para chegar a este marco de sua união. 

Sem surpresa, o esquema de cores segue o tema azul vivo. Embora não haja flora específica para este marco, sugerimos optar por flores em tons de azul, como delfinios, hortênsias ou jacintos – ou simplesmente pegar um buquê dos favoritos de seu cônjuge de todos os tempos.

 

50º aniversário: Bodas de ouro

Parabéns, você finalmente alcançou o tão esperado ano dourado, o que certamente não é uma tarefa fácil. Assim como o 25º aniversário, o ouro representa os presentes tradicionais e modernos, assim como a cor tradicional e a pedra preciosa para o 50º aniversário.

E, assim como as origens dos 25 anos, a tradição começou quando esposas medievais germânicas foram presenteadas com guirlandas douradas de seus maridos para comemorar o marco. Violetas – símbolos de modéstia, fé e afeto – servem como a flor dos 50 anos. Seu casamento tem sido tão bom quanto o ouro nos últimos 50 anos, então certifique-se de que seu presente reflita esse sentimento!

casal bodas de ouro

 

55º aniversário de casamento: Bodas de Esmeralda

Comemore os 55 anos de casamento de acordo com as esmeraldas hipnotizantes que servem como presentes tradicionais e modernos e inspiraram o tema da cor verde-esmeralda do ano. As esmeraldas têm sido historicamente associadas à deusa Vênus e são consideradas amuletos do amor, promotoras da fertilidade e inspirações de esperança. 

Espiritualmente, a pedra está associada ao chacra cardíaco e acredita-se que traz felicidade a qualquer união. Tão cativantes quanto, alexandritas e suas qualidades de mudança de cor são as pedras preciosas escolhidas para este ano memorável.

 

60º aniversário: Bodas de diamante

Sessenta anos – 60 anos! – De um casamento bem-sucedido é algo a comemorar. Para um relacionamento durar mais de seis décadas inteiras e ainda estar forte, ele deve ser invencível, seu amor inquebrável e sua paciência indestrutível. Estamos falando da força do diamante. É por isso que este aniversário de casamento épico é comemorado pela joia mais dura e cobiçada. 

Diamantes como presentes tradicionais, diamantes como presentes modernos, diamantes como a gema comemorativa e o branco-diamante como a cor do ano.

É necessária a existência de forças poderosas para criar um diamante, e um marco de tais proporções épicas só merece ser equipado com a mais forte das joias. E, já que os diamantes são para sempre, por que não fazer seu presente de aniversário de 60 anos com um propósito? 

Considere as peças que você pode ver se tornando relíquias de família para sua família – possivelmente servindo como um futuro anel de noivado para as gerações vindouras.

 

Conclusão

Os aniversários de casamento são uma oportunidade especial para comemorar a conquista de mais um marco em seu casamento. É sobre refletir sobre um ano crescendo juntos e olhando para o futuro, se reconectando como casal e relembrando aquele dia feliz em que você disse ‘sim’.