Casamento rústico – O guia completo

Casal de noivos posando para foto em cenário com decoração rústica - Espaço Jardim Secreto do Sítio São Jorge

Um belo casamento rústico não é apenas sobre jarros de barro e estopa. Veja como ter uma estética chique inspirada com essas lindas ideias.

Casal de noivos se beijando abaixando de árvore com decoração rústica

Sítio São Jorge - Espaço Jardim Secreto

 

Casamentos rústicos são sempre uma escolha popular de decoração de casamento, especialmente entre os casais que querem uma vibe legal e descontraída no Grande Dia. Mas o que é um casamento rústico? Nós explicamos abaixo – e mostramos como fazer um brilhante!

 

O que é um casamento rústico?

Embora a ideia de um casamento rústico tenha sido de particular interesse nos últimos anos, o fato é: é um tema de casamento atemporal que existe há muito tempo. Os casamentos rústicos têm uma forte influência campestre, jardim ou fazenda, e tendem a apresentar muitas texturas naturais, como cascas, e vários materiais e fibras orgânicas.

Os casamentos rústicos são um tanto casuais e geralmente são realizados em locais como sítios, fazendas ou chácaras. Na verdade, qualquer lugar que incorpore o ar livre ou o campo é perfeito para um tema rústico.

A decoração tende a incorporar muitos elementos naturais, incluindo madeira, serapilheira, flores silvestres, frutas e afins. Pode-se usar muitos elementos informais em um casamento rústico.

Visão Geral Espaços Sítio São Jorge

 

“Vibe rústica”

Você não precisa ter todos esses elementos para ter um casamento rústico, por exemplo, você pode estar se casando em um salão mas usar decoração rústica e flores silvestres. É mais sobre a vibração geral do que os detalhes individuais.

Casamentos rústicos devem ser descontraídos, românticos e naturais.

Os casamentos rústicos não são apenas sobre estar na moda (embora possam estar bem na moda). Itens terrosos e simples, como potes de pedreiro, vasos, copos e talheres informais sejam comumente encontrados em um casamento com tema rústico, as possibilidades são infinitas.

Área interna Espaços Sítio São Jorge

Como planejar um casamento rústico

Não há regras rígidas e rápidas para realizar o casamento rústico perfeito, mas as ideias abaixo definitivamente ajudarão você a seguir seu caminho:

Escolha um ótimo local

A maneira mais fácil de começar o seu casamento rústico de forma surpreendente é escolher um local adequado.

Embora, tecnicamente, quase qualquer local possa receber um tratamento rústico bastante convincente por um decorador de casamento experiente,  um sítio evocará a natureza e o ar livre com mais autenticidade do que aquele que está decorado para parecer rústico.

Você pode querer considerar um local como o Sítio São Jorge que proporcionará a você e seus convidados uma bela vista de lagos e vegetação abundante.

Áreas Externas e Internas - Espaços Sítio São Jorge

Ainda não escolheu o Espaço para o seu casamento? Este post com um Checklist para contratação do Espaço pode te ajudar!

 

Tenha uma decoração adequada

O bom de um casamento rústico é que você pode ser bastante eclético na hora de decorar.

Você vai querer se concentrar em itens naturais, então pense em usar frutas da estação e flores silvestres, madeira, renda e juta, gramíneas e folhagens para criar uma bela decoração.

Você também pode trazer elementos country e shabby-chic, incluindo jarros de barro, rendas, fardos de feno e tecidos de guingão. Há muitas coisas bonitas que podem ser feitas com esses itens que realmente darão vida ao seu local!

Decoração Odeon Decorações e Sítio São Jorge

Precisa de ajuda para definir a decoração do seu Casamento? Confira estas dicas:

Utilize o frescor da fazenda à mesa

Ao projetar pratos com um tema rústico em mente, a ênfase nos ingredientes locais e o frescor inegável são a base de qualquer menu. Tenha comida deliciosa e ao mesmo tempo inspiradora e emocionante para seus convidados. Além disso, trabalhe com as paletas de cores escolhidas para atingir seus objetivos.

Procure fornecedores que possam preparar uma comida adorável, simples e tradicional que esteja de acordo com seu tema rústico. A maioria dos fornecedores ficará feliz – e entusiasticamente – à altura do desafio.

Pense em um menu no estilo Confort Food como macarrão com queijo, frango assado e saladas, servidas com uma seleção de pães recém-assados.

Sugestão: O Sítio São Jorge conta com opções de cardápio incríveis, que serão perfeitas para atender ao seu evento com temática rústica!

Se você realmente deseja manter o tema rústico, também pode personalizar suas bebidas para combinar, oferecendo limonada, aguardente e vinho.

Gastronomia Barollo Buffet no Sítio São Jorge

 

Opte por um código de vestimenta descontraído

Casamentos rústicos são mais descontraídos e casuais, e seu traje deve refletir o tema geral.

Os noivos ficam ótimos em ternos de tweed e podem até trocar o blazer por um colete ou suspensórios. Enquanto isso, as noivas podem optar por um vestido suave e romântico complementado por um buquê rústico de flores silvestres sazonais.

Noivos no Sítio São Jorge

Mais inspirações para o seu casamento rústico

Sua mesa é uma chance de realmente brincar com o estilo rústico.  O uso de florais da fazenda à mesa ajuda a adicionar uma sensação bucólica à exibição da mesa.

Mesas de madeira, guardanapos de linho áspero, vegetação e cores suaves fazem deste o visual perfeito para um casamento rústico.

Odeon Decorações no Sítio São Jorge

Pense no ambiente

A iluminação pode transformar seu espaço de recepção ou cerimônia e deve ser um ponto focal importante de qualquer plano de decoração.

Visão noturna Sítio São Jorge

Eleve suas instalações

Chamando a atenção, a vegetação cria um design final sofisticado e acrescenta elegância à atmosfera. A folhagem exuberante contra o tom escuro da madeira do local torna o ambiente todo mais atraente.

Visão Espaço de Cerimônia Jardim Secreto, Praça do Pergolado e Cerimônia do Pergolado

Mantenha o bolo dentro do tema

Mantenha as coisas naturais com um bolo de casamento naked cake, levemente polvilhado com açúcar de confeiteiro e decorado com flores e folhagens.

Mesa de bolo de casamento com decoração estilo rústico nas cores laranja, chá e marsala

 

Caixotes de madeira são uma opção

Caixotes de madeira foram feitos para casamentos rústicos! Use-os para exibir detalhes do dia ou até mesmo seu plano de mesa. Cheios de flores funcionam tão bem em casamentos rústicos e você pode movê-los da cerimônia para a recepção noturna.

Cenário decorativo para fotos em casamento com decoração estilo rústico

Decoração Espaço Pergolado

Decoração nas cadeiras

Sugerimos o uso de flores, vegetação e outros elementos ornamentados para decorar as cadeiras dos noivos e aproveitar os elementos naturais do espaço. Comprimentos de juta fazem decorações de cadeira maravilhosas.

 

Seja ousada com seu buquê

Uma ode ao estilo descontraído de um casamento rústico, use flores do campo no lugar das flores tradicionais para o seu buquê. A fragrância é incrível e deixará uma ótima lembrança!

Buquês de noiva no Sítio São Jorge

 

Elementos decorativos

Use muitos adereços como elementos decorativos. Adoramos trabalhar com bicicletas vintage decoradas em nossas festas casamentos.

Sítio São Jorge

 

Use a madeira como um acento decorativo

Ao fazer uma cerimonia rústica, utilizar os elementos orgânicos de madeira encontrados na natureza é uma maneira de elevar seu design geral. Capturar as características de madeira contribui para a sensação rústica da noite. 

Um arranjo simples ‘recém-colhido’ que traz um pouco de perfume à sua cerimônia é um complemento ideal.

Decoração Espaços para cerimônia Sítio São Jorge

Incorpore toques de cor com flores

Para esta exibição de cartão de visita de madeira, use flores em tons de blush e vegetação variada para animar a base de madeira.

Outro adereço indispensável para um casamento rústico, uma escada decorada é sempre uma ótima ideia.

Decoração Espaços Sítio São Jorge

A Papelaria de um casamento rústico

Para um casamento rústico, mantenha seus artigos de papelaria simples com tons naturais, fontes manuscritas e detalhes naturais.