Checklist de como planejar o seu casamento

noivos saindo da cerimonia com buque da noiva, vestido de noiva, casamento no sitio

Checklist para planejar casamento

Você recebeu um lindo pedido de casamento da pessoa que você ama. É um sonho se realizado, tudo está perfeito e agora é hora de organizar tudo, então para evitar os principais erros no casamento, vamos te ajudar neste artigo!

É preciso escolher o local, os convidados, o buffet, a decoração, os trajes… É tanta coisa para se pensar que é muito possível cometer algum erro.

Mas, calma! Existem muitas maneiras de evitar os erros no casamento e vamos te ajudar com isso.

 

Como evitar erros no casamento?

Fique atento para nossas dicas abaixo sobre os principais erros no casamento e como evitá-los. Para que tudo saia do jeitinho que você sempre quis.

  • Não tente fazer tudo sozinho!

A organização de um casamento é algo bastante desafiador e demanda inúmeras tarefas que nas mãos de apenas uma pessoa se tornam estressantes e desgastantes.

Para resolver esta situação, é muito importante contar com ajuda de um profissional.

Um organizador de casamentos além de te ajudar com todas as responsabilidades, possui todo o conhecimento necessário para realizar uma festa livre de erros, dentro das maiores tendências do momento e que não ultrapasse o seu orçamento.

  • O barato sai caro!

Sabemos que a maioria dos casais conta com orçamentos não muito altos e em muitos momentos é necessário pensar de maneira mais econômica, porém é preciso prezar também para a qualidade dos serviços contratados.

Muitos profissionais disponíveis no mercado possuem qualidade duvidosa e o que eles oferecem pode não sair do jeito que você espera.

Prezar pelo preço é importante, porém, antes de fechar qualquer contrato, faça uma pesquisa.

Busque saber a opinião de outros clientes e considere várias opções. É totalmente possível encontrar serviços em conta confiáveis.

Uma aprofundada pesquisa pode prevenir uma furada. Buscar o nome da empresa em sites de reclamação, ver feedbacks sobre trabalhos anteriores e descobrir se o grupo tem muito tempo de trabalho é um começo para você não se perder.

  • Atenção às quantidades: Um dos mais comuns erros no casamento está em optar por determinado pacote do buffet sem antes fechar a lista de convidados.

A quantidade pode não ser o suficiente ou pode ser excessiva, o que causa desperdício.

Nosso conselho é fazer da lista de convidados uma das primeiras tarefas. Com um número de pessoas mais exato nas mãos é mais fácil tomar as próximas decisões da maneira certa.

  • Não registrar o momento:

Dentre os erros no casamento, este parece o mais improvável, porém é bastante comum que casais optem por não contratar serviços de fotografia e filmagem.

O mais importante é ter guardada essa lembrança com carinho em sua memória, mas possuir registros é fundamental também, para ter algo disponível quando a saudade bater e também para mostrar para as crianças que estão por vir.

  • Não caprichar na escolha do local: O maior entre os erros no casamento está em não realizar aquilo que você sempre sonhou!

Para que tudo seja perfeito do jeito que você merece, é preciso pensar em um local que atenda a todas as suas expectativas e necessidades, que conte com uma infraestrutura completa que agrade a todos os seus convidados.

Tudo isso você pode encontrar no Sítio São Jorge!

Confira nossa galeria de fotos e venha nos conhecer, estamos te esperando!

  • Saiba contornar a situação

As empresas as vezes não conseguem cumprir devido uma falha ou a má fé, nesse caso a gente sempre fica se perguntando porque aconteceu justo conosco. Isso também acontece com os famosos como no caso da festa de noivado do Youtuber  Júlio Cocielo e Tata Estaniecki, que foram deixados na mão um dia antes da festa de noivado.

  • Investimento X tranquilidade

Todos sabem que quanto menos investimento, maior é a dor de cabeça. Há detalhes que não podemos economizar, a comida, por exemplo, é parte fundamental numa festa e querer reduzir custo justo nessa parte é correr grandes riscos, vale a pena arriscar a tranquilidade?

  •  Conheça seus direitos

Ao contratar um serviço com uma empresa, é necessário que emitam um contrato aonde você saiba das suas responsabilidades e do contratado. É muito importante ler as cláusulas antes de tomar uma decisão, já que lá estão apontados dia de entrega e o que ocorre caso o pedido não for entregue.

  • Não deixe para última hora

Planejamento é a palavra de ordem para uma festa sair conforme os seus sonhos. Por isso, reserve meses para visitar empresas, conhecer serviços, experimentar e decidir fechar o contrato. Lembre-se do bom e velho conselho: a pressa é a inimiga da perfeição.

 

Planejar um casamento é uma tarefa bastante complicada, ainda mais se os noivos decidem fazer tudo sozinhos. Durante a cerimônia, vários detalhes acabam passando em branco, mas com certeza fazem parte do planejamento.

 

Quando você planeja o casamento sem a ajuda de um cerimonialista, os detalhes grandes acabam ganhando mais importância. As sutilezas do casamento, porém, passam um pouco despercebidas. Para que o casal consiga se lembrar de tudo, que tal uma lista? Veja agora 5 coisas que – talvez – você nem tinha se perguntado ainda, mas que fazem parte dos votos dos noivos e merecem uma atenção especial.

 

Cerimônia de casamento – 5 coisas que você não tinha se perguntado

noivos cerimonia de casamento

  • Um roteiro de casamento é essencial

Para quem prepara o casamento sozinho, um roteiro é muito importante. Muitas vezes esquecido, o roteiro ajuda os noivos a saberem qual é o momento certo para cada coisa. Que horas é o jantar? E a valsa? Preparar o roteiro com bastante antecedência faz com que a cerimônia e a festa sejam mais leves e que os noivos consigam aproveitar a noite toda.

 

  • Prepare os votos com antecedência

Os votos são uma parte muito importante da cerimônia, principalmente porque são eles que fazem a celebração ser tão cheia de amor e emoções. Prepara-los com antecedência é essencial e muitos noivos acabam se esquecendo deste detalhe. Se possível, escreva os votos e tire cópias, deixando algumas com familiares, tudo para se certificar de que não serão deixados para trás.

 

  • De qual lado o pai da noiva entra na cerimônia?

De acordo com o protocolo, o pai da noiva entra do lado esquerdo, com a noiva ao seu lado direito. Logo que chega ao altar, o pai deve se colocar do lado esquerdo do altar. O noivo estará esperando do lado direito do altar.

 

  • Quantas músicas podem tocar durante a cerimônia?

De acordo com o protocolo, os noivos podem escolher uma música para cada momento da cerimônia. Porém, em alguns casos é preciso verificar com antecedência, principalmente de acordo com a religião ou local da celebração. No geral, os noivos escolhem várias músicas que se encaixam em cada pedacinho da cerimônia.

 

  • Como será o beijo dos noivos?

Um dos momentos mais esperados da cerimônia é o beijo dos noivos, que acontece logo após os votos do casal. No entanto, esse momento também precisa ser planejado – mesmo que pareça que não! Os noivos devem combinar com antecedência como será o beijo: um selinho mais delicado ou um beijão de cinema? Os noivos decidem, mas é preciso que não acabem se confundindo na hora da cerimônia.

 

Pode parecer simples, mas existem vários detalhes que os noivos em geral nem pensaram que seriam importantes. Estas sutilezas do casamento são o que fazem este momento ser tão mágico e especial, e devem ser anotadas.

 

Com uma lista simples de 5 coisas que não podem ser esquecidas, mesmo os noivos que não contam com um cerimonialista podem ter a celebração perfeita e as melhores recordações deste momento.

 

Como escolher as bebidas do casamento?

bebidas casamento

Como escolher as bebidas para a festa de seu casamento? Um dos atrativos da festa de casamento sem dúvida, são as bebidas. E a escolha de qual bebida servir é preciso levar em conta a temática, cardápio e horário da festa. Além disso é preciso também ter bastante atenção com a quantidade e perfil dos convidados.

A lista abaixo pode te ajudar com a escolha das bebidas e com as quantidades ideais, para que no dia a festa seja incrível e não tenha que parar por que o estoque acabou. O número de bebidas levado é muito importante e deve ser cumprido para garantir a qualidade do evento como um todo.

 

Vinho – Servidos geralmente no jantar. O vinho tinto, por exemplo, não é uma boa opção para casamento ao ar livre e durante o dia. Harmonizam mais com massa, peixe e carne.

Quantidade: uma garrafa para cada dez convidados.

 

Espumante, champanhes ou pró seco – São bebidas tradicionais em festas de casamento. Podem ser servidos durante toda a festa, e combinam com festas tanto de dia, quanto a noite.

Quantidade: uma garrafa para cada três convidados.]

 

Cerveja – É uma opção mais informal, porém é a bebida mais consumida do país. São indispensáveis para os mais jovens e é uma ótima opção para a pista de dança e casamentos durante o dia, principalmente no calor.

Quantidade: três latas por convidado.

 

Vodka e whisky – São opções servidas por doses e também como bebidas para drinks. Por serem bebidas fortes é ideal que seja verificado antes a aceitação dos convidados.

Quantidade: uma garrafa para cada dez convidados.

 

Coquetéis – Um serviço diferencial bastante oferecido hoje em dia são os bares externos, preparando drinks, caipirinhas, batidas e até drinks não alcoólicos. Se a sua ideia for contratar um bar externo, não se preocupe com a quantidade, pois o cálculo é feito por pessoa, dessa forma não precisa comprar garrafas por fora.

As demais bebidas não alcoólicas como água, refrigerante e suco geralmente são oferecidas pelo buffet contratado já na quantidade ideal e com certeza não faltarão, por isso não é preciso se preocupar com esses itens.

 

Verifique também se no buffet contratado é cobrado a ”taxa rolha” antes de levar as bebidas de fora ou verificar se eles próprios fazem a venda.

 

Diversas fotos para se inspirar no casamento, em nosso Pinterest!

 

Como escolher os docinhos de casamento?

Saiba como escolher os Docinhos do seu Casamento . Eles são uma das atrações principais da festa, hoje o nosso blog irá dar dicas de docinhos de casamento. Geralmente de responsabilidade da organizadora do evento, os docinhos ficam expostos em uma mesa decorada, e em um ponto estratégico da festa, na recepção. A mesa deve ter tamanho suficiente para caber todos os tipos a serem servidos e esses podem ser repostos ou colocados tudo de uma única vez.

 

Na hora de escolher o profissional que irá fornecer os docinhos para seu casamento, leve em conta alguns itens:

 

Dica 1 – Escolha um profissional especializado em casamento;

 

Dica 2 –  Faça as degustações necessárias ;

 

Dica 3 –  Para não faltar doce em sua festa, faça o calculo de 5 a 6 por convidado.

 

Dica 4 – Visite a empresa que irá fornecer os docinhos, veja a estrutura da cozinha para ter certeza de que além da capacidade de produção, os doces terão a qualidade necessária.

 

Depois de seguidas as dicas acima é hora de  pensar nos tipos de doces que serão servidos, se os noivos preferem os mais modernos ou mais clássicos e seus sabores.

Não deixe de fora os de chocolates, brigadeiros gourmet e ganache, eles são os preferidos dos convidados.

 

Siga as nossas dicas e boa festa!

 

Cardápio Vegano para casamento

buffet para casamento tematico

Conheça opções de cardápio para Casamento Vegano. O veganismo é um estilo de vida que cada vez mais tem adeptos no Brasil, basicamente consiste em excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário, maquiagens ou para qualquer outra finalidade.

Com isso, os veganos tem como característica principal uma alimentação baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel.

E com essa prática, o mercado de casamentos teve que se reinventar. Hoje em dia há opções diversas de cardápios completamente veganos, onde não utilizam ovos e laticínios para o preparo de bolo e doces, até opções mais maleáveis com cardápio normal e uma mesa dedicada aos veganos, como por exemplo, a ilha de sabores da foto acima.

Além do cardápio, para os veganos mais exigentes, é preciso ter muita atenção com a decoração. Nada de tecido, lã, papel e plástico. Logo, toalhas básicas, sem formas de papel, e nem canudos plásticos.

 

Ensaio pré wedding

O ensaio pré wedding é um momento muito divertido, romântico e marcante antes do casamento! 

Para ficar por dentro, de tudo o que você precisa saber sobre o tema, qual vestido usar e onde ir fazer o pré wedding, nós fizemos este post exclusivo.