Convite para Padrinhos de Casamento – O guia completo para fazer a proposta

Convite para Padrinhos de Casamento

Não sabe como pedir a alguém para ser seu padrinho? Confira nossas principais dicas e conselhos com este guia completo sobre convite para padrinhos de casamento.

convite de padrinho de casamento

  • Como escolher os padrinhos?
  • Quando convidar padrinhos de casamento?
  • Como faço para pedir a alguém para ser meu padrinho?
  • As melhores ideias para convite de padrinhos de casamento.
  • E se eu não tiver ninguém para pedir para ser padrinho de casamento?

 

meias diferentes convite de padrinhos de casamento

Quando você pede a alguém para ser seu padrinho, o que está dizendo é: “Você é importante para mim e quero você comigo durante todo o processo”. Eles são as pessoas que vão apoiá-los durante o planejamento do casamento , dar sua despedida de solteiro e ficar ao seu lado quando você fizer seus votos de casamento.

É um grande trabalho – e pedir a alguém para ser seu padrinho de casamento é muito importante. Então, qual é exatamente a melhor maneira de fazer uma proposta para padrinhos?

Vamos dar uma olhada em algumas maneiras diferentes de pedir a alguém para ser seu padrinho e, portanto, seu braço direito de hoje até o dia do seu casamento:

 

Como escolher os padrinhos?

convite de padrinhos de casamento com noivo

Espaço Demarchi – Sítio São Jorge

 

Você deve escolher amigos próximos e familiares para sua festa de casamento. Esta é uma honra difícil de igualar, então concentre-se nas pessoas com as quais você tem laços fortes e que não irão desaparecer com o tempo. 

Primeiro, você deve decidir o tamanho de sua festa de casamento ideal. (Confira nossas dicas para planejar seu casamento!)

No entanto, como acontece com a maioria das decisões de planejamento de casamento, nem sempre é fácil. Para a maioria dos homens, a pergunta costuma ser “A quem devo perguntar?”

 

IRMÃOS

Sem dúvida, se você tem um irmão, convidá-lo para fazer parte da festa de casamento é uma opção. Frequentemente, espera-se que seu irmão seja o padrinho.

 

IRMÃO (S) DA SUA(EU) PARCEIRA (O)

Incluir os irmãos do parceiro na festa de casamento também é uma escolha muito popular. Também é amplamente aceito como prática padrão. Você se juntará à família dele no dia do casamento e convidá-los para padrinhos é uma ótima maneira de recebê-los na sua.

 

AMIGOS PRÓXIMOS

As decisões difíceis começam quando se trata de escolher a quais amigos perguntar. Normalmente é mais sensato começar com amigos de longa data que você tem.

 

FAMÍLIA

Primos e sobrinhos também são escolhas populares para padrinhos de casamento. 

Não faz diferença se o padrinho é solteiro ou casado. Embora o padrinho possa ter menos deveres do que a dama de honra, seus deveres são igualmente importantes.

Muitos noivos são próximos de seus pais, mas não sabem como homenageá-los no casamento; ter seu pai como um de seus padrinhos é uma ótima maneira de incluí-lo na cerimônia. 

Assim que você puder, certifique-se de definir claramente quem será responsável por quais tarefas. O padrinho tem uma variedade de responsabilidades antes e durante o casamento e deve estar pronto para fazer qualquer serviço de última hora ou oferecer ajuda a quem precisar no casamento.

Lembre-se: O padrinho também deve ficar de olho em qualquer contratempo potencial na despedida de solteiro, pré-wedding e recepção. Ele deve estar preparado para lidar com o inesperado e fazer o que puder para tentar evitar momentos constrangedores para os noivos.

 

Considere o que você espera dos padrinhos de casamento

Como mencionado, ser um padrinho é um grande trabalho. Espera-se que o padrinho participe de todo o processo do casamento, desde a participação em todos os eventos pré-casamento, passando pelo planejamento da despedida de solteiro, até o apoio ao futuro casal no dia do casamento.

É uma grande pergunta e antes de pedir a alguém para ser seu padrinho, é importante considerar quem você está convidando, o que você espera dessa pessoa e se ela é a pessoa certa para o posto.

Por exemplo, se você espera que seu padrinho passe os fins de semana ajudando você a escolher o local do casamento, negociar com fornecedores ou realizar outras tarefas relacionadas ao casamento, você pode não querer convidar o seu melhor amigo que acabou de ter um novo bebê – e não tem o tipo de tempo ou energia para se dedicar ao planejamento do casamento como você gostaria para o seu grande dia.

Ou, se você deseja 100% que seu amigo seja seu padrinho na cerimônia de casamento, você ainda pode convidá-lo – talvez seja necessário reduzir suas expectativas. Por exemplo, seu novo bebê pode impedi-lo de fazer uma tonelada de convites para o casamento com você, mas ele pode estar aberto para reuniões para um café uma vez por mês para discutir a logística e ver se há algo que ele possa ajudar quando tiver um tempo sobrando.

 

Reconheça os custos financeiros, se necessário: custa dinheiro ser um padrinho de casamento. O aluguel do traje por si só pode ser caro, sem mencionar os custos periféricos como um presente de casamento, despesas de viagem e uma possível despedida de solteiro. Em situações em que você sabe que o custo pode ser um fator relacionado à capacidade de alguém de ser seu padrinho de casamento, não ignore o problema, e você tem um amigo que pode não ter condições de bancar o padrinho de casamento, mas você gostaria que ele o fosse, considere cobrir você mesmo os custos.

A questão é que, antes de pedir a alguém para ser seu padrinho, você deve considerar a disponibilidade e o que você espera do título de “padrinho” – assim, não há mal-entendidos ou ferir sentimentos no caminho.

 

Além destas, temos um post completo com dicas para escolher os padrinhos de casamento!

 

Quando você convida seus padrinhos de casamento?

Espaço Vdara – Sítio São Jorgepadrinhos de casamentos e noivo com terno azul

Convide seus padrinhos de nove a dez meses antes do casamento. Isso dá aos rapazes tempo para marcar a data e planejar as viagens que serão necessárias para comparecer às festividades do casamento.

Ok, agora que você sabe o que considerar antes de pedir a alguém para ser seu padrinho para sua cerimônia de casamento, vamos pular para o – como pedir a alguém para ser seu padrinho.

 

Como convidar alguém para ser seu padrinho

Quando se trata de “Como você convida seus padrinhos de casamento”, você tem opções e possibilidades quase ilimitadas. Você poderia fazer algo criativo e engraçado ou escolher o caminho mais sincero e memorável para a sua proposta de padrinho de casamento. 

Suas escolhas devem refletir seu estilo pessoal e o estilo de seu relacionamento com as pessoas que você está pedindo. Existem também algumas logísticas que você precisa resolver. 

Todos estão recebendo a mesma coisa? Todos estão sendo convidados ao mesmo tempo? Você vai perguntar a um de cada vez? 

Depois de ter todos os pequenos detalhes, você pode começar a trabalhar no seu presente surpresa!

 

10 ideias para convites de padrinho de casamento

1. Envie um cartão

convite padrinho

Algumas pessoas não são muito boas com conversas emotivas. Se você é uma dessas pessoas e está preocupado em não conseguir dizer as palavras pessoalmente, você definitivamente deve considerar pedir ao seu padrinho para estar no seu casamento por meio de um cartão.

Existem muitas abordagens diferentes que você pode adotar ao enviar um convite “você será meu padrinho?” por cartão:

  • Você pode usar o cartão como uma oportunidade para descobrir por que a pessoa é tão significativa para você e por que você deseja que ela seja seu padrinho de casamento.
  • Você pode seguir um caminho mais nostálgico e usar o cartão para destacar suas lembranças favoritas antes de convidá-lo para sua festa de casamento.
  • Ou, se você não quiser ficar muito emocionado, pode infundir humor no cartão ou mantê-lo super simples e simplesmente pedir a ele para ser seu padrinho de casamento de uma maneira direta.

Independentemente do que você decidir incluir, enviar um cartão pode ser uma ótima maneira de pedir a alguém para ser seu padrinho de casamento (se você não puder ou não quiser ter a conversa pessoalmente). Além disso, os cartões são uma ótima lembrança para seu padrinho se lembrar da ocasião.

 

2. Dê a ele um presente

champagne presente convite de padrinhos de casamento

 

Se você não tem certeza de como pedir a alguém para ser seu padrinho, por que não dar um presente a ele – e deixar o presente pedir por você?

Existem TONELADAS de “propostas” de presentes que você pode usar para fazer o convite de padrinho de casamento (que literalmente dizem “você será meu padrinho?” – De camisetas personalizadas a copos de uísque). O ideal é que você dê ao seu futuro padrinho algo que ele usará – e, melhor ainda, algo que remeta ao seu relacionamento com ele.

Então, por exemplo, se você e seu padrinho são obcecados por café, uma caneca de café personalizada seria um ótimo presente. Se ele gosta mais de vinhos (ou uma de suas lembranças favoritas é uma viagem de degustação de vinhos que vocês fizeram juntos), uma taça de vinho personalizada seria uma aposta melhor.

Há um número aparentemente ilimitado de presentes que você pode personalizar para pedir a alguém para ser seu padrinho de casamento – então, apenas encontre o presente que parece ser o mais adequado para você e seu padrinho de casamento.

 

3. Caixa “Hora de se vestir”

presente para convidar padrinho

Estas caixas de madeira são uma forma perfeita de convidar os seus padrinhos de casamento. Você pode personalizá-lo com seus nomes e, em seguida, enchê-lo de guloseimas para o grande dia. Você pode adicionar frascos de perfume, gravata, abotoaduras, charutos, meias e um milhão de outras coisas.

Você pode torná-los todos iguais ou personalizar cada caixa para a pessoa específica a quem está sendo entregue. 

 

4. Mini cantil de uísque personalizado

whisky para convite de padrinho de casamento

Se você e seus futuros padrinhos são amantes de uísque, isso é apropriado e divertido. Os cantis personalizados, que exibem suas iniciais na frente, permitem que seus amigos criem suas próprias misturas de uísque. É difícil imaginar uma maneira melhor de comemorar do que com um brinde.

BÔNUS: Eles também podem ser usados para misturar e envelhecer rum, tequila ou vinho.

 

5. Um barbeador profissional

kit barba presente padrinho de casamento

Uma tarde de mimos não é só para as mulheres. Levar seus futuros padrinhos de casamento para um barbear profissional é um dia relaxante para seus padrinhos. Seus amigos vão apreciar o gesto e isso ajudará a começar o planejamento do casamento de forma renovada.

6. Copos

moscow mule convite de padrinhos de casamento

Caixa personalizada por: Papel e Estilo

Não é nenhum segredo que bebe bastante depois da maioria dos casamentos. Compre copos personalizados para o seu padrinho de casamento para a festa pós-festa. 

Você pode escolher copos de cerveja ou copos de shot. Escolha aquele que se encaixa ao seu gosto e estilo do padrinho de casamento. Personalize-o com o título e o nome para fazer uma lembrança memorável por muito tempo depois que a ressaca passar.

 

7. Gravata

cantil, whisky e gravata para padrinhos de casamento

Já escolheram o tipo e a cor da gravata que desejam que os padrinhos de casamento usem? Vá em frente e compre-os e use-os como um presente para seus padrinhos. 

Dê de presente uma gravata tradicional (ou gravata borboleta) e um par de abotoaduras personalizadas! Eles terão algo para guardar após o casamento e que, poderão usar continuamente.

No final das contas, existem muitas, muitas maneiras de pedir aos seus amigos e familiares para se tornarem seus padrinhos de casamento. Ser criativo deve ser divertido e pessoal. 

Certifique-se de pensar seriamente sobre a ideia com antecedência, para que seus futuros padrinhos saibam que você realmente aprecia o apoio deles. Afinal, o dia do casamento também é um momento para comemorar as amizades mais íntimas de sua vida.

 

8. Um charuto

charuto e whisky para padrinhos de casamento

O charuto representa o sentido único de fraternidade entre bons amigos, tornando-o a ideia perfeita para um convite para padrinhos. Aumente sua criatividade prendendo o charuto em um papel de carta de qualidade ou em um envelope com uma carta dentro dele, pedindo que sejam seus padrinhos. É uma maneira simples de fazer a pergunta, mas com valor sentimental.

Enviar uma caixa de charuto personalizada é outra forma única de pedir ao seu amigo para ficar ao seu lado no dia do seu casamento.

 

9. Abotoaduras personalizadas

Trajes de casamento para homens podem ser um pouco monótonos, então adicione um pouco de criatividade dando a seus padrinhos de casamento algumas abotoaduras personalizadas.

Dentro dessas abotoaduras, pode haver uma mensagem curta, frase ou iniciais exclusivas para cada participante. 

 

10. Basta perguntar

Se todo esse pensamento e planejamento em torno de como pedir a alguém para ser seu padrinho está estressando você, não se preocupe! Você não precisa de um plano, um presente ou um grande gesto para pedir a alguém para ser seu padrinho; também é totalmente normal, você sabe … é só pedir.

Seu padrinho é uma pessoa muito importante em sua vida e, no final das contas, ele não vai se importar como você o convidará para seu casamento. Ele só vai se importar se você pedir – e que ele esteja lá para apoiá-lo em seu grande dia.

Pedir a alguém para ser seu padrinho é uma questão importante. E, com essas dicas, você tem tudo que precisa para “tirar a dúvida” e garantir o lugar do seu padrinho na sua festa de casamento.

 

Gostou destas ideias? Temos mais inspirações em nosso Pinterest!

 

E se não tiver ninguém para pedir para ser padrinho de casamento?

 

Convidar amigos e familiares para participar da festa de casamento pode ser uma experiência muito gratificante. No entanto, localização, dinheiro e outros fatores externos às vezes podem colocar o noivo e a noiva em uma situação difícil quando se trata dessas decisões. 

Acredite ou não, essa situação é mais comum do que você pode imaginar. Se suas principais escolhas para padrinhos não podem ir ao casamento porque se mudaram, estão no exterior, você é filho único ou teve uma briga com seus amigos no último alguns anos, às vezes escolher seu padrinho de casamento não será tão fácil.

Se você não tem nenhuma escolha óbvia para seu padrinho, não se preocupe.

Em primeiro lugar: não há regra que diga que você precisa ter padrinhos de casamento.

Mas se você preferir ter pelo menos uma pessoa ao seu lado no dia do casamento, considere estas opções para padrinhos: seu pai ou avô; o pai ou avô da sua noiva; irmão da sua noiva ou melhor amigo; um primo, tio ou outro membro da família ou amigo da igreja.

Se essas ideias não são exatamente o seu estilo, outra opção é renunciar completamente aos padrinhos de casamento. Não há nada de errado em um dia focado apenas em vocês dois. Sinta-se à vontade para pular essa tradição e fazer o que funcionar melhor para você e seu noivo.

 

Cinco coisas que um padrinho de casamento nunca deve fazer no dia do casamento

 

Espaço Demarchi – Sítio São Jorgepadrinhos de casamento sorrindo

 

As tarefas associadas ao seu papel como padrinho de casamento são geralmente bem diretas: eles devem ajudar a planejar a despedida de solteiro, chegar ao ensaio a tempo, vestir o que a noiva mandar vestir, acompanhar os convidados pelo corredor e dançar com as damas de honra. Infelizmente, alguns caras gostam de desviar do script.

Portanto, para garantir que seus padrinhos sejam o tipo de acompanhante com que todo casal sonha, aqui estão cinco coisas que os padrinhos devem evitar no dia do casamento .

 

Não beber demais

É um clichê, mas tão verdadeiro. Todo mundo já ouviu histórias sobre padrinhos que beberam demais. Qualquer coisa pode acontecer – dizer algo inapropriado, xingar na frente da vovó e das crianças, cair da escada, vomitar e muito mais. Se for beber, peça para que sejam responsáveis para não envergonhar a si mesmo ou ao casal.

 

Não se atrasar

O casal já tem o que se preocupar no dia do casamento. Você só aumentará seus níveis de estresse se descobrirem que um padrinho sumiu. Não faça o padrinho persegui-lo também: lhe dê um cronograma antes do casamento para garantir que todos cheguem na hora.

 

Não dar o apoio ao noivo

O noivo pode ficar nervoso no grande dia. Os padrinhos devem o ajudar a se acalmar, assegurando-lhe que seus sentimentos são comuns e irão embora assim que ele vislumbrar sua linda noiva. Ficar com ele: jogar videogame, jogar futebol juntos ou levá-lo para tomar café da manhã podem fazer com que ele se sinta melhor fisicamente.

Faça o que fizer, não minimize os sentimentos dele nem o faça se sentir mal. Seu trabalho é apoiá-lo.

 

Não fazer um discurso constrangedor

Se os padrinhos foram convidados a fazer um brinde ao casal, certifiquem-se de que sua fala seja limpa. Haverá parentes mais velhos no local que se sentiriam desconfortáveis ao ouvir sobre as façanhas do noivo. Guarde as anedotas atrevidas para a despedida de solteiro e mantenha este brinde positivo, sincero e breve.

 

Ficar sentado na hora da dança

Não que tenham que ser um Justin Timberlake na pista de dança, mas fica óbvio para os convidados quando os padrinhos se recusam a dançar. 

Agora que você já sabe tudo o que levar em consideração ao escolher e como convidar seus padrinhos de casamento, deixe a criatividade fluir e aproveite esse momento tão importante dos preparativos da sua festa de casamento!