Deveres do noivo antes, durante e depois do casamento

Tradicionalmente já conhecemos alguns dos deveres do noivo antes, durante e depois do casamento, então vamos detalhá-los e dar dicas de como cumprir com este papel tão importante.

Noivos dizendo os votos em cerimônia de casamento - Deveres do noivo antes, durante e depois do casamento

Casamento de dia – Espaço Pergolado

A fim de construir uma base sólida para o seu casamento, trate o seu noivado como uma rodada de prática para a parceria ao longo da vida e faça tudo que envolva seu casamento um esforço conjunto.

Embora o processo acabe sendo uma colaboração, há certas tarefas que tradicionalmente cabem ao noivo e escrevemos esse post para aprofundar esses deveres do noivo.

Continue lendo nosso guia completo sobre os deveres do noivo antes, durante e depois do casamento.

 

Durante o planejamento do casamento

Mesa de bolo de casamento nas cores marsala, rosa claro e vermelho - Deveres do noivo antes, durante e depois do casamento

Espaço Demarchi – Sítio São Jorge

Parabéns! Você está noivo. Não importa o seu nível de interesse no planejamento do casamento, esses estágios iniciais são quando você deve estar mais envolvido. Os aspectos mais importantes do casamento devem ser decisões conjuntas que acomodam suas necessidades e desejos. As quatro principais coisas que você vai querer resolver juntos são:

  1. Orçamento: Quanto você tem para gastar e de onde vêm os fundos? 
  2. Lista de convidados: Quem são os convidados obrigatórios em ambos os lados e quem está em segundo plano? Saber esse número inicial determina o seu local, o que determina tantos outros aspectos do seu casamento, por isso é crucial começar com um número sólido em mente.
  3. Local: Seu local afeta muitos outros aspectos do seu casamento (sua data, número máximo de convidados, bufê, ambiente, etc.), por isso é crucial escolher o que você gosta.
  4. Aspectos Gerais: No campo ou na cidade? Casual e descontraído, ou formal e chique? A seleção de um estilo de casamento que reflita aspectos de ambas as personalidades garantirá que vocês dois estejam animados para planejá-lo. 

Não sabe por onde começar? Fizemos um post com um checklist para planejar seu casamento.

 

Inspiração para decoração de casamento

Topo de bolo de casamento com bonecos Funko personalizados - Deveres do noivo antes, durante e depois do casamento

A partir daí, tenha uma conversa honesta sobre quais detalhes são mais importantes para cada um de vocês. A tradição normalmente faz com que o noivo tome conta do bar e da música, mas você não está de forma alguma confinado a essas categorias.

Encarregue-se de encontrar seu celebrante. Que tal pensar também na comida? Ofereça-se para agendar degustações com fornecedores.

Quando se trata de aspectos do casamento com os quais você não se importa tanto, deixe a opinião do seu parceiro prevalecer – especialmente se for algo importante para eles. O mesmo é verdade se eles estão assumindo a liderança no planejamento do casamento em geral. Vá aos compromissos, ouça bastante e dê seu feedback quando necessário. Seja um sistema de apoio muito presente.

 

Quando se trata de quem paga o quê

Tradicionalmente, a família da noiva cobre o casamento, enquanto a família do noivo cobre o jantar de ensaio. No entanto, vale tudo nos tempos modernos. Como os casais se casam mais tarde, eles podem optar por arcar com a maior parte dos custos, ou podem receber contribuições de seus pais que podem ser gastas como quiserem: no casamento ou, talvez, no pagamento da lua de mel.

Independentemente de você ser noiva ou noivo, é seu trabalho lidar com as comunicações sobre quaisquer contribuições recebidas do seu lado da família. Mesmo que seu parceiro esteja gerenciando o orçamento geral, ele nunca deve ser encarregado de pedir mais dinheiro a seus parentes ou justificar como ele é gasto.

 

É sempre responsabilidade de um noivo trabalhar com seus padrinhos. 

Noivo e padrinhos em foto descontraída pós cerimônia - Deveres do noivo antes, durante e depois do casamento

Comemoração de padrinhos no Sítio São Jorge

O primeiro passo, claro, é selecioná-los. Escolha as pessoas com quem você tem contato próximo. Se vocês não se veem há algum tempo, não há regra que eles tenham que estar no seu casamento só porque você estava no deles. Seu grupo final também deve incluir pessoas com quem você será próximo no futuro, como os irmãos de seu cônjuge.

Não importa a quem você pergunte, você vai querer fazer a pergunta com atenção. Este é um grande compromisso. E há custos envolvidos. Faça algo legal para dar o pontapé inicial. Um cartão e uma garrafa de uísque são ótimos, mas, no mínimo, um telefonema serve. Fazer o convite de seis a oito meses antes do casamento é o tempo ideal.

Precisa de ideias e dicas para convidar os seus padrinhos de casamento? Temos um guia completo, confira aqui.

Além disso, temos inspirações incríveis de convites, trajes, etc. em nosso Pinterest.

A manhã do casamento

Noivo ajeitando gravata do cachorro - Deveres do noivo antes, durante e depois do casamento

Sala do noivo Espaço Demarchi – Sítio São Jorge

Finalmente chegou o grande dia! Se você está planejando uma atividade matinal como brunch com seus pais, é um bom gesto incluir o pai de seu cônjuge ou familiares próximos. Sua maior responsabilidade nessa manhã, porém, é garantir que seus padrinhos estejam prontos a tempo.

Boas notícias: esta tarefa pode definitivamente ser delegada ao seu padrinho principal. Certifique-se de que ele tenha a linha do tempo do casamento em seu smartphone, todos os números importantes.

Se você estiver distribuindo presentes para padrinhos , isso pode ser feito na manhã ou na noite anterior – o que for mais fácil para eles levarem os presentes de volta para casa. Presentes não precisam ser caros, mas precisam ser de coração. Pense em seu relacionamento e nos momentos que realmente o tornaram único. 

A manhã do seu casamento também é a hora de enviar um cartão e um presente para o(a) seu(ua) parceiro(a). Joias e flores são sempre uma ótima escolha, e outra ideia clássica é algo para sua casa, como um vaso ou uma foto emoldurada do seu pedido de casamento ou noivado.

A recepção do casamento

Foto dos noivos e padrinhos comemorando pós cerimônia - Deveres do noivo antes, durante e depois do casamento

Casamento Bruna e Rodrigo – Espaço Jardim Secreto

Os votos foram feitos – agora é hora de ser o anfitrião! Sua única responsabilidade pelo resto da noite é deixar seus convidados saberem o quanto você está grato por eles terem vindo comemorar. Isso é tradicionalmente tratado de duas maneiras:

  1. Ir de mesa em mesa durante o jantar para cumprimentar pessoalmente os convidados. 
  2. Fazer um pequeno brinde no final dos discursos. Agradeça aos convidados por terem vindo e também àqueles que contribuíram para o casamento, especialmente seu cônjuge.

Depois do casamento

Foto dos noivos e convidados ao final da festa - Deveres do noivo antes, durante e depois do casamento

Embora alguns tradicionalistas possam dizer que é responsabilidade do noivo cuidar da lua de mel, esse definitivamente não é mais o caso. Encare a viagem como você fez com o planejamento do casamento: decida as grandes coisas (destino, orçamento, época do ano) juntos e divida o restante das tarefas de acordo com o que cada um é mais habilidoso. Se o seu parceiro cuidou da maior parte do planejamento do casamento, é um gesto simpático coordenar a viagem.

Escrever notas de agradecimento é outra parte do processo de casamento que você dividirá com seu parceiro. Divida-os entre sua lista de convidados – você faz a sua metade, seu cônjuge pode fazer a deles.

Planeje algo divertido para quando deixarem a festa e manter seus convidados motivados e ajudar a evitar a tristeza após deixarem a recepção. 

Depois de tudo isso, agora é hora de relaxar com seu parceiro e iniciar o Felizes para Sempre. Hora de colocarem o pé na estrada e curtirem as núpcias!