Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Buquê de noiva desconstruído nas cores branco, rosa e verde - As 23 fotos de casamento que você precisa tirar

Noiva e pai antes do casamento - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Momentos com o pai da noiva – Espaço Demarchi

O casamento é celebrado com aqueles que você ama – e dois VIPs presentes serão os pais dos noivos, os homens que ajudaram a criar vocês e estão entre os que vocês mais amam. Portanto, se você e seu parceiro tiverem a sorte de ter figuras tão significativas em sua vida, reserve um momento para reconhecer o quão especial é a presença deles no grande dia.

Afinal, é uma coisa notável poder compartilhar esse marco com eles, e talvez seja por isso que existem tantas tradições do dia do casamento que incluem o pai da noiva.

Dito isto, o vínculo especial entre pai e filha é enfatizado durante todo o processo de planejamento. O pai da noiva é um ótimo recurso para ajudá-los a encontrar seu centro quando as coisas ficam estressantes – acima de tudo, ele é um sistema de apoio.

Além desse papel fundamental, existem alguns deveres mais tradicionais que o pai da noiva deve conhecer. Leia a nossa lista completa de responsabilidades do pai da noiva antes, durante e depois do casamento.

 

Deveres do pai da noiva antes do casamento

Entrada da noiva na cerimônia com seu pai - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Cerimônia Sítio São Jorge – Espaço Demarchi

Se possível, ajudar financeiramente

Nos casamentos tradicionais heterossexuais ocidentais, o pai da noiva historicamente cobriu o custo do casamento. Nos dias de hoje, vale tudo!

Os casais geralmente reúnem vários recursos para financiar suas celebrações. Se o pai da noiva puder contribuir, sabemos que o casal ficará muito grato por qualquer ajuda. Mas sabemos também que esta é a celebração de vocês, e uma contribuição financeira não deve equivaler a que o casal se sinta pressionado a fazer as coisas do jeito dos pais.

 

Conhecer os pais do noivo

Pai do noivo observando a entrada da noiva - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Registro pai do noivo – Espaço Vdara

Se o pai da noiva ainda não conheceu os pais do(a) noivo(a), agora é a hora! Se for possível fazer em uma reunião presencial. Conhecer as inflexões e o senso de humor um do outro ajudará bastante quando se trata de conversas mais sérias sobre o planejamento do casamento.

 

Dê uma festa de noivado

Tradicionalmente organizada pelos pais da noiva, uma festa de noivado serve como o pontapé inicial para o noivado de um casal. Embora você não seja de forma alguma obrigado a seguir este protocolo tradicional, é um bom gesto se tiver os meios e a vontade.

Aguarde até que a lista de convidados do casamento seja definida antes de criar uma lista de convidados da festa de noivado, pois você não gostaria de convidar ninguém para uma festa de noivado que não seja convidado para o casamento real. 

 

Escolher roupas que combinem com a festa

Pai da noiva com camisa branca e suspensório - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Registro pai da noiva – Espaço Vdara

Não assuma que o pai da noiva pode apenas tirar o pó de um smoking velho e encerrar o dia. O ideal é que ele converse com a noiva, sinta a vibração e o estilo da celebração e escolha algo para combinar. O pai da noiva deve estar ciente de que tipo de traje os padrinhos e madrinhas vão usar e fazer suas escolhas com base nisso.

 

 Ajudar a negociar contratos, se solicitado

Circunstâncias inesperadas podem surgir durante o planejamento do casamento, e um casal pode estar emocionalmente indisposto para lidar com conversas difíceis caso a situação exija renegociações. 

 

Ser a calma na tempestade

Noiva com seus pais durante making off pré casamento - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Um casamento é um evento caro e demorado que um casal deve planejar em conjunto com suas responsabilidades no mundo real. Pode ser muito reconfortante ter seu pai por perto para desabafar em dias difíceis.

 

Deveres do pai da noiva durante o casamento 

 

Começar o dia com um gesto que fique na memória

Noiva e seu pai momentos antes da cerimônia - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Momentos com o pai da noiva – Sítio São Jorge

“O maior presente que um pai pode dar à filha no dia do casamento é sua bênção, seu incentivo e seu conselho. Dito isto, um presente material não é necessário – especialmente se o pai da noiva está contribuindo financeiramente para o casamento – mas um gesto ou ação sentimental na manhã do casamento ainda pode ajudar muito. Por que não um café da manhã juntos?

 

Esteja pronta para o olhar de pai e filha

Pai vendo sua filha vestida de noiva pela primeira vez - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Momentos com o pai da noiva – Cerimonia Espaço

Antes que você e seu cônjuge compartilhem seu primeiro olhar, ocorre outro marco importante no dia do casamento: o first look pai/filha. Este momento, que envolve a noiva exibindo seu lindo vestido de noiva para o pai, acontece depois que a noiva termina de se arrumar e antes de sair para ver o noivo.

É uma oportunidade para a noiva expressar seu amor e gratidão ao pai, e para o pai expressar seu amor e orgulho por sua filha. A primeira coisa que o pai precisa é de um lenço de pano no bolso, não só porque fica bem nas fotos, mas porque ele vai precisar usá-lo. 

 

Levar a noiva até o altar

Noiva e seu pai caminhando até o altar - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Entrada com o pai da noiva – Espaço Vdara

Em algumas cerimônias ocidentais e cristãs, o oficiante pode perguntar “Quem apresenta esta mulher para se casar?” quando você e seu pai chegarem ao altar. Conversem sobre a resposta com a mãe da noiva ou a figura paterna com antecedência. A resposta vai depender da configuração familiar de cada casal e pode ser – Responder com “sim”, “sua mãe e eu sim”, “sua família e eu”, ou você pode apenas se apresentar, com a bênção de sua família, dependendo do que for mais apropriado.

Sinta-se à vontade para abraçar seu pai e/ou beijá-lo depois — e o pai da noiva também não pode se esquecer do noivo! É de bom tom que o pai da noiva dê um aperto de mão, um abraço ou um beijo antes de ir para o seu lugar.

Noivo cumprimentando o pai da noiva ao recebê-la no altar - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Momentos com o pai da noiva – Cerimonia Espaço Pergolado

Se a noiva estiver do lado esquerdo do altar, normalmente funciona melhor para ela caminhar pelo lado esquerdo do corredor, com o pai à direita. Seja qual for o lado que você ande, ajude seu pai a manter um ritmo uniforme. Lembre-se de desacelerar, mergulhar no momento e olhar para os convidados lá. Isso também dará ao fotógrafo tempo suficiente para capturar tudo.

 

Pose para retratos

Noivos de pais da noiva posando para fotos pós cerimônia - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Momentos com familiares – Recepção

Você provavelmente fará algumas fotos antes da cerimônia e algumas fotos durante a hora da recepção. Se você cuidou de retratos de familiares imediatos antes da cerimônia, a hora da recepção é uma boa oportunidade para retratos com sua família e com amigos que estão participando da sua festa de casamento.

 

Fazer um brinde

Antes do jantar começar, os anfitriões da noite devem dar as boas-vindas aos convidados e agradecê-los por terem vindo. Neste momento, o pai da noiva pode aproveitar o momento para também fazer o seu brinde ao casal recém-casado. 

Sempre que isso acontece, o brinde do pai da noiva é um grande momento. Embora o conteúdo seja pessoal, existem algumas diretrizes gerais. Praticar o brinde, porque ele vai se emocionar. Manter-se positivo e estar atento às piadas, especialmente se for um casamento multicultural, porque nem todo mundo recebe piadas da mesma maneira. Se o discurso durar mais de cinco minutos, avise o coordenador do evento. 

 

A dança pai e filha

Noiva e seu pai durante dança tradicional - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Primeira dança com pai da noiva – Espaço Jardim Secreto

Há muitos momentos emocionantes em um casamento, então não tenham medo de fazer algo divertido, que represente algo único de vocês. “Escolha algo que te faça rir ou te faça sorrir. 

 

Se despedir dos convidados que saem mais cedo

Para os convidados que normalmente saem mais cedo, se o casal não estiver disponível no momento, os pais da noiva devem garantir que eles saibam que são apreciados. 

 

Deveres do pai da noiva após o casamento 

Noivos, padrinhos e pais posando para foto pós cerimônia -  - Deveres do pai da noiva antes, durante e depois do casamento

Devolver trajes alugados

Se o pai da noiva já vai fazer a devolução do traje dele e, você sabe que os padrinhos podem estar muito cansados (lê-se: ressaca) para se lembrar de fazer o mesmo, o pai da noiva pode aproveitar este momento para devolver o deles também.

 

Quer continuar se inspirando para seu Grande Dia? Confira nossa página no Pinterest.