Decoração de casamento – Guia completo!

decoração-de-casamento-rústico

Guia completo de Decoração de Casamento

Fizemos um guia cheio de informações valiosas sobre decoração de casamento. Fique por dentro de tudo o que você precisa saber para seu dia ser ainda mais lindo!

 

Começando os preparativos

A Decoração do casamento é um fator muito importante para o grande dia, o espaço escolhido, o DJ ou banda, fotógrafos, assessoras, etc são profissionais tão importantes quanto a empresa de Decoração para casamento.

Converse com a equipe da empresa que você pretende, ou já contratou para seu casamento e veja com eles fotos de referências de outras decorações de casamento, vídeos, projetos etc.

Geralmente, as empresas tem um decorador / arquiteto exclusivo para atender aos noivos, antes e depois do fechamento do contrato.

Essas conversas são MUITO importantes, pois são essas fotos de referência, que vão determinar o estilo da sua decoração.

Os decoradores, floristas e montadores, precisam entender o que você deseja, qual a sua expectativa da decoração, e para isso, somente palavras, as vezes não são suficientes. Use e abuse de fotos de referências, principalmente da empresa contratada e do local escolhido.

Referências não tão úteis

Ao utilizar sites de outros países, ou decorações de outras empresas e outros espaços, nem sempre serão úteis como referências para seu casamento.

Quando vemos decorações em outros países, nem sempre aqui no Brasil temos as mesmas espécies de flores, as vezes para ter essa flor, é preciso importar.

Utilizar imagens de outros espaços, se não forem parecidos com o seu, pode não ter o mesmo resultado. Uma imagem de referência de decoração na praia, por exemplo, não terá o mesmo resultado quando os arranjos e peças forem utilizadas num salão fechado.

 

Decoração de Casamento Rústico Chique

Casamento estilo Garden – Casamento no Campo Rústico. O estilo de casamento Garden, é bastante tradicional, rústico e romântico, porém exige alguns cuidados como a escolha do local e a iluminação.

O estilo Garden valoriza o paisagismo local, então se a escolha for por um local rústico, casamento no campo, aberto ou romântico é a decoração ideal. Não deixe de se atentar a previsão de chuva, caso escolha um local aberto.

A iluminação também merece atenção, pois essa decoração de casamentos rústicos também é indicada para eventos de dia, pois com a luz do sol as flores são valorizadas e o ar romântico fica mais visível.

decoração de casamento

 

Plano B

Fique atento as intempéries do tempo que podem ocorrer, chuva, frio ou muito sol podem ser um inconveniente para seus convidados.

Se estiver muito frio, aquecedores podem ser locados e aquecer a todos, se estiver muito sol, pode-se distribuir sombrinhas para acompanharem sentados sem muito calor, agora se chover…

É necessário ter um plano B ou já garantir uma cobertura no local.

Se o casamento for a noite a luz precisa ser neutra, para também valorizar as flores.

noivos decoração casamento

 

Mas como saber se é a decoração ideal para meu casamento?

Os especialistas da Odeon decorações afirmam: “o conceito da decoração está sempre relacionado a identidade visual dos noivos e espaço do evento. Nós da Odeon, transformamos ambientes em uma extensão da casa, ou seja, os casamentos são personalizados e únicos”.

Portanto, se optar por essa decoração, é ideal que ele combine com você e seu estilo de vida, estilo da festa, músicas etc…

Uma coisa é certa, o estilo garden, casamento no campo e casamento rústico estão cada vez mais em alta, são tendências e vieram para ficar!

montagem decoração casamento

 

Decoração de Casamento estilo Boho Chic

Conheça o estilo de Decoração Boho Chic para casamentos. Hoje é comum noivas modernas buscarem inovações para o grande dia, um estilo romântico com flores, estampas e cores marcantes e a cerimônia ao ar livre.

É crescente o número de noivas que optam por se casar perto da natureza e para isso buscam tendências e inspirações na decoração que tem agradado muito os casais, o Boho Chic.

A Odeon Decorações listou algumas dicas para o casal que quer sair do tradicional e investir em uma decoração marcante e diferenciada que é a cara do casal.

Para simplificar, a ideia é criar ambientes contemporâneos que se aproxime do hippie e que ao mesmo tempo fuja do convencional.

O casamento com esse tipo de decoração pode ser feito a luz do dia, no final da tarde ou à noite, com muitas luzes, parecidas com a de Natal.

Outro detalhe importante : as cores e o tema devem estar alinhados  com a personalidade  e preferência do casal.

Outra dica valiosa é,  o mobiliário pode estar misturado entre poltronas e cadeiras.

 

Luzinhas de Natal para decoração de casamento

Decoração com luzinhas no casamento. Criatividade é tudo! Sabe aquelas luzinhas de decoração que fazem a data do Natal ficar ainda mais especial?

Elas viraram tendência e podem ser usadas em sua festa de casamento .

Conhecida como String Lights ou cortina de LED, as luzes de cascatas  são usadas em sua festa e causam um evento especial e cheio de charme.

Muito usada em casamento no campo , as lâmpadas de led são usadas também em decorações rústicas ou Boho Chic.

Em ambientes fechados elas causam um efeito de luxo já em locais abertos ficam mais charmosos. Outra dica é em casamentos noturno ou ao por do Sol.

As luzinhas podem ser usadas juntamente com velas, castiçais e  lanternas ,quando penduradas criam um efeito de chuva!  Agora é só escolher a melhor maneira de iluminar ainda mais a sua festa de casamento.

luzinhas decoracao casamento

 

Decoração Vintage

Peças antigas e com significado de família, misturadas as flores rústicas tem sido a grande aposta na decoração dos casamentos, principalmente nas cerimônias realizadas ao ar livre.

 A decoração retrô tem sido uma tendência nos casamentos e na maioria dos casos são ambientes como jardins que dão o ar bucólico e rústico que a decoração vintage resgata.

Para isso o ideal é usar mobiliário e acessórios temáticos como, por exemplo, cristaleiras, gaiolas, armários, cômodas, poltronas com encosto de palha, mesinhas e outras peças em madeira, cerâmica ou patinado, somado a flores e a cartela de cores escolhida.

Para a noiva que optar por esse tema, é recomendável que seu traje acompanhem a mesma tendência, para isso a dica é  um vestido com rendas e pérolas, por exemplo, para acompanhar o tema.

 

Decoração do Altar do Casamento

O altar do casamento é, sem dúvidas, um cenário extremamente importante da celebração. Por esse letivo, precisa comportar os noivos, madrinhas e padrinhos com conforto  e muita elegância, já que será o centro das atenções.

Muitos casais — principalmente quando planejam tudo sozinhos — não sabem muito bem como decorar o altar.

Veja 8 ideias muito interessantes para decorar o altar do seu casamento.

cerimonia decoracao casamento

 

Decorando o altar do casamento – 8 ideias preciosas

  • Proteção contra o sol: se o casamento for durante o dia, pode ser que bata sol no local do altar. Para se proteger dele, é possível adicionar uma espécie de armação e criar uma tela especial para o altar ou criar uma decoração com flores ao longo de toda a armação: fica super romântico e chique.

 

  • Cores neutras: Apesar de o altar ser o local para onde todos os olhares vão, a decoração não precisa ser muito chamativa. Utilizar tecidos mais claros e fluidos, rendas e flores mais claras cria um visual muito mais delicado para a ocasião.

 

  • Artesanato: decorar o altar com peças produzidas pelos próprios noivos ou convidados pode ser uma ótima opção. Objetos em macramê ou até mesmo papéis com poesias e recados escritos pelos convidados pode ser uma ótima forma de decorar.

 

  • Mobiliário: os móveis presentes no altar devem estar em harmonia com o tema da festa. Se a cerimônia for ao ar livre, móveis mais rústicos podem.ser uma boa opção.

 

  • Tamanho do altar: o tamanho do altar vai de cada cerimônia, mas para uma celebração mais intimista, o altar pode ter um tamanho menor com as cadeiras dos convidados dispostas bem próximas dele. Em alguns casos, até um deck pode ser utilizado.

 

  • Iluminação: a iluminação no altar é muito importante. Os noivos podem optar por adicionar velas, que darão um toque bastante íntimo à celebração ou adicionar luzinhas pisca-pisca, criando uma decoração moderna e divertida. Além disso, abajures e outras formas de iluminação indireta podem deixar seu casamento com cara de aconchego.

 

  • Fitas coloridas e balões: como já dito antes, o altar onde é celebrada a união do casal deve ter a cara dos mesmos. Adicionar fitas coloridas (principalmente em casamento ao ar livre) e balões mais sofisticados fazem com que a celebração se torne bastante pessoal e divertida, trazendo um visual romântico e delicado.

 

  • Flores: muitas flores, sim! Que tal criar um arco de flores, onde os noivos podem ficar posicionados bem ao centro? Além disso, existem muitas opções de flores, que com certeza se adequam ao visual sonhado para toda a cerimônia.

 

noiva em pergolado iluminado com luzinhas de natal

Viu só como é possível criar uma decoração bastante diferente e íntima para o altar do casamento inclusive se o casal estiver preparando tudo sozinho?

É importante, porém, lembrar antes de averiguar sobre o local, já que algumas igrejas, por exemplo, podem não aceitar muitas alterações no altar.

Geralmente é no altar, ou próximo dele, que ficam os Padrinhos e Madrinhas, e caso você tenha alguma dúvida sobre este tema, veja nossas postagens sobre isso.

Neste artigo você pode ver 8 ideias para decorar o altar do seu casamento e deixá-lo ainda mais inesquecível.

 

O nosso Pinterest, tem muuuuitas fotos de decorações de casamentos, de todos os tipos!

 

Buquê de Casamento

Fizemos um texto, específico de buquês de casamento.

Lá, falamos sobre diversos tipos de buquês, seus estilos, sua origem e muito mais!

Se você quer saber tudo sobre esse objeto tão importante para a noiva, clique aqui.

 

Decoração de Casamento no inverno – Casar no frio, como decorar?

A estação mais fria do ano chegou com tudo e com ela podem surgir algumas dúvidas quando diz respeito à decoração do casamento. Quando você não tem a ajuda de um decorador, estes pontos podem se tornar ainda mais complicados. Como combinar os elementos e cores e trazer conforto aos convidados?

Neste artigo trazemos para você as tendências do ano voltadas para a decoração mais invernal, te ajudando a resolver as questões de cores, texturas e móveis que proporcionarão muito conforto a todos os que você ama. Continue com a gente e conheça as dicas!

decoração-de-casamento-no-inverno-chuva

Tendências – como decorar o casamento no inverno

Ultra Violet – A cor do ano da Pantone é uma das grandes tendências do ano, e se encaixa perfeitamente em uma decoração invernal. Para o inverno, as cores frias são muito utilizadas e este tom escuro pode ser encontrado no tom das flores e do bolo, por exemplo.

Tons terrosos – Em combinação com o ultra violet, os tons terrosos criam um visual maravilhoso para o inverno. Assim é possível quebrar um pouco da sensação de frio trazida pelo roxo e esquentar a decoração com alguns elementos como os vasos, mobiliário e até algumas flores.

Natureza – Os casamentos do ano poderão ganhar um toque de floresta encantada. A madeira e o couro entrarão criando esta atmosfera bastante diferenciada, porém extremamente sofisticada.

As folhagens secas e troncos de árvores também poderão aparecer na decoração. É importante neste momento lembrar que madeira nem sempre é sinal de rústico. Neste caso, a inspiração de floresta dá uma sensação de acolhimento, ideal para aquecer no inverno.

Flores como as orquídeas, azaleias, lírios, cravo e begônias são ideais para a estação, já que se adaptam melhor às baixas temperaturas. Você pode utiliza-las em forma de guirlandas, umas das grandes tendências para o inverno.

A parede de flores também é uma tendência, já vista em vários casamentos de celebridades. Pode ser utilizado também no inverno, mas sempre com um cuidado especial quanto às espécies e cores das flores.

Mix de texturas – A decoração de inverno conta com uma grande mistura de texturas. Para isso, vários tipos de tecidos serão incorporados às decorações, presentes em almofadas, sofás, cortinas e toalhas de mesa. O veludo é uma das grandes apostas de tecidos para o inverno.

Metais – Apostar nos metais na decoração da festa é uma das grandes tendências, trazendo um pouco a decoração industrial, em contraponto com a natureza—da qual já falamos anteriormente. O ferro pode aparecer em diversos elementos que compõem bem a decoração de inverno, como lustres pesados e castiçais.

Objetos personalizados – O toque dos próprios noivos é uma das grandes tendências, o que transforma o casamento em algo bastante íntimo. Quando os noivos colocam a mão na massa para produzir desde os itens de decoração até as lembranças, o casamento ganha outra cara.

Como decorar o seu casamento no inverno

Como você viu neste artigo, a decoração para esta estação aparece um pouco mais pesada, mas com cara de “encantada”. Para criar este ambiente o ideal é apostar em materiais mais orgânicos, que trazem uma aparência sofisticada e acolhedora. Com esses elementos, sua festa de casamento será inesquecível.