Os 10 Mandamentos das madrinhas de casamento

madrinhas de casamento com a noiva

Madrinhas de Casamento

Tradicionalmente, as madrinhas de casamento se tornaram populares por que as pessoas pensavam que poderiam proteger a noiva dos espíritos malignos. Felizmente, hoje em dia, há menos foco em afastar males e mais foco em garantir que a noiva se divirta.

Ser madrinha de casamento é uma grande honra – é uma chance de apoiar sua amiga em um dos dias mais importantes de sua vida e assumir um papel importante em seu casamento. Além de toda a diversão que vem em ser uma madrinha de casamento, reunimos uma lista dos deveres que toda madrinha de casamento deve cumprir.

tendencia-cores-madrinhas

1 – Estarás sempre à disposição para ajudar no planejamento do casamento

Organizar um casamento dá trabalho mesmo que os noivos tenham uma boa assessoria, pois o planejamento envolve muitas reuniões, provas e deslocamentos.

Nessas horas, é de grande ajuda poder contar com a madrinha para organizar a agenda, buscar os convites, entrar em contato com o fornecedor para esclarecer algum detalhe e tudo aquilo que puder facilitar a vida da noiva.

Não é uma obrigação, mas se puder, acompanhe a noiva durante os preparativos do casamento. Coloque-se à disposição para ajudá-la em escolhas e tarefas importantes. Mas, lembre-se que a opinião dela deve prevalecer! Então, procure ser sensível (e sensata) na hora de dar seus palpites.

 

2 – A madrinha de casamento, ajudará nas tarefas (inclusive os manuais)

Caso a noiva tenha optado por fazer algo com as próprias mãos, e tenha trabalhos manuais, procure ajudá-la nessas tarefas também. Desde lacinhos de convites, porta-guardanapos, lembrancinhas, entre outros.

Disponha-se a ir comprar as flores da decoração, ou buscar os salgadinhos para o chá de panela. E mais do que isso: seja um ombro amigo! A ansiedade é tão forte nessa época que o suporte emocional será importantíssimo para tranquilizar a noiva.

 

3 – Organizarás o chá de panela e a despedida de solteira

Tem coisa mais divertida que organizar o chá de panela ou a despedida de solteira da noiva? Converse com ela, anote e faça tudo que ela pedir, mas claro, use também toda a sua criatividade e bom senso na organização.

Convide as mulheres da família, as amigas mais próximas e surpreenda na festinha! Você e outras madrinhas de casamento podem e devem ser responsáveis por essas celebrações!

 

4 – Aceitarás as indicações de traje

Seja prática e solidária. Mesmo que não seja a sua cor ou modelo ideal, lembre-se que você é madrinha de casamento, e a noiva sonhou com esse momento. Se vocês tiverem muita intimidade, você pode até palpitar e sugerir. Aceite e siga as indicações de traje definidas pela noiva, como cores, modelos, tecidos e comprimento.

 

5 – Acompanharás a noiva nas provas de vestido

Se puder, vá com a noiva ver o vestido e acompanhe-a nas provas da roupa. A opinião sincera de uma amiga, irmã, prima, ou quem quer que seja a madrinha é sempre muito bem-vinda nessas horas. Sem falar que é diversão garantida!

madrinhas-de-casamento-colorido

 

6 – Não faltarás ao ensaio da cerimônia e serás pontual

Caso tenha ensaio de cerimônia, não deixe de comparecer. A sua presença é fundamental como madrinha de casamento. Além de mostrar comprometimento, você trará mais tranquilidade à noiva, que já vai estar bem nervosa só de imaginar esse momento no seu grande dia! 

Ah, e uma dica: no dia do casamento, não se atrase em nenhuma hipótese e procure o cerimonialista assim que chegar ao local. Se apresente como uma das madrinhas e aproveite para se informar sobre local das fotografias e tudo o mais em relação ao cerimonial.

Além disso, as madrinhas devem se certificar de que todas as pessoas envolvidas fiquem sabendo da programação. Vale até mandar um WhatsApp na véspera para garantir que ninguém vai se esquecer do compromisso.

Durante o ensaio, as madrinhas devem prestar muita atenção nas instruções e auxiliar as pessoas que possam ter mais dificuldade, como as crianças e os mais tímidos.

 

7 – Acompanharás a noiva no grande dia

A madrinha pode acompanhar a noiva durante o making of no dia do casamento. O objetivo aqui é o de acalmar e dar apoio. Mas, caso não seja possível estar com ela presencialmente, você pode encontrar outras formas de ajudá-la com os detalhes de última hora, por exemplo.

Outra coisa: é importante ter muito cuidado com decotes e transparências exageradas, especialmente se a cerimônia acontecer em uma igreja. Também é melhor evitar cores muito claras, como creme e off white e prata, para não concorrer com o branco da noiva.

 

8 – Animar a festa

Já pensou que tristeza a noiva anunciar que vai jogar o buquê e nenhuma amiga se encorajar a pegá-lo? Ou, então, ver que o tempo do DJ está correndo e ninguém se levanta para dançar por pura timidez?

Para evitar que isso aconteça, as madrinhas de casamento devem ser as primeiras a puxar a fila do buquê e a se jogar na pista, incentivando que os demais convidados façam o mesmo. Com certeza, os noivos vão agradecer muito pelo sucesso da festa!

 

9 – Estarás sempre presente durante a festa para ajudar e se divertir junto com os noivos!

Finalmente chegou o momento da festa. Aproveite para curtir com os noivos e os amigos. Divirta-se, relaxe e tire muitas fotos. Mas, não exagere nas bebidas alcoólicas, viu? Afinal, o dia é só dos noivos e todas as atenções devem estar voltadas para eles, assim como o bem-estar e felicidade do casal.

 

10 – Estarás presente na vida do casal!

Procure estar presente na vida do casal, na medida do possível. Lembre-se que padrinhos e madrinhas são escolhidos com muito carinho e cuidado. Se vocês forem amigas de longa data, então aproveite para curtir as fases boas e apoiar durante os dias difíceis também. É importante estar à disposição para ouvir e aconselhar quando necessário, afinal, todo mundo tem seus dias de luta.

 

O vestido das Madrinhas de casamento.

O vestido das Madrinhas de casamento. Conheça mais sobre! A escolha do vestido da noiva é sem dúvida a tarefa mais difícil entre os looks que compõem um casamento. E é a partir disso,  que a noiva define qual será a cor e modelo do vestido de suas madrinhas.

As opções são diversas, tem aquela noiva que elabora todos os detalhes e prefere selecionar uma única cor e um único modelo para todas as madrinhas. Existe também a noiva que escolhe a cor, mas deixa por conta das madrinhas o modelo do vestido e o tecido.

Uma outra possibilidade é combinar as cores e tons entre si para ter uma harmonia com o vestido da noiva e o tema da festa

 

Algumas noivas preferem deixar as madrinhas à vontade para escolher o que melhor combina com ela entre cor e modelo de vestido. Uma dica importante é que fique combinado para as que as vão escolher suas cores e modelos, todas de longo ou todas de vestido curto, decotes em V ou U, compondo uma harmonia.

 

Para conhecer e entender mais sobre Madrinhas de Casamentos e padrinhos, veja outros posts em nosso blog.

Veja também sobre os Padrinhos de Casamento, em um outro post que fizemos em nosso blog, clicando aqui!

 

Qual é o dia da madrinha?

O dia da madrinha é comemorado em 25 de novembro.

A data é uma homenagem a figura feminina da madrinha, que por muitas vezes é considerada segunda mãe, tanto pelos noivos, quanto por crianças, quando falamos em madrinhas de filhos.