Tipos de Cortejo de Casamento: Seu guia para uma entrada nupcial inesquecível

cortejos de casamento

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

A caminhada da noiva pelo corredor é sempre o destaque de uma cerimônia de casamento, mas existem algumas outras pessoas importantes: os padrinhos e madrinhas de casamento, a mãe da noiva e o oficial que preparam a passarela antes que a noiva faça sua grande entrada com seu belo vestido de noiva

Diferentes tipos de casamentos empregam diferentes cortejos de casamento, existem muitas opções para um cortejo de casamento moderno, e a maioria deles é baseado em um dos dois cortejos de casamento tradicionais: cerimônias de casamento cristãs e cerimônias de casamento judaicas. Você, é claro, não tem que seguir essas tradições.

 

O que é o cortejo de casamento?

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

O cortejo de casamento se refere ao grupo de pessoas caminhando pelo corredor em uma ordem específica para marcar o início de uma cerimônia de casamento. O cortejo de casamento geralmente inclui uma permutação do oficiante, a festa de casamento, as floristas, os portadores das alianças, os pais dos noivos e os noivos.

Além da ordem do cortejo de casamento, as pessoas envolvidas e onde elas se sentam variam dependendo do tipo de serviço religioso de casamento. As cerimônias judaicas incluem mais membros da família do que as cerimônias tradicionais ou não denominacionais. Os casamentos judaicos, por exemplo, têm os avós de ambas as partes caminhando pelo corredor. 

Se você quiser mudar as coisas e ter mais controle sobre o seu cortejo de casamento, um casamento não denominacional pode ser mais adequado para você. 

Os cortejos judaicos e católicos são normalmente mais rigorosos do que os cortejos tradicionais ou não denominacionais, portanto, considere uma cerimônia não denominacional para ter mais flexibilidade. Confira nosso guia de cortejos de casamento abaixo para ajudá-la a realizar uma entrada brilhante.

 

Cortejo de casamento para uma cerimônia cristã tradicional

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

O cortejo de casamento deve entrar no local da cerimônia na ordem listada abaixo, com os homens à direita e as mulheres à esquerda, caminhando juntos pelo corredor. No altar, o noivo e os padrinhos ficam do lado direito, enquanto a noiva e suas damas de honra ficam do lado esquerdo, com o oficiante posicionado no centro.

Pouco antes do início da cerimônia, os pais do noivo e a mãe da noiva devem se sentar. Os pais do noivo podem ocupar seus lugares na primeira fila, à direita. A mãe da noiva, acompanhada por um familiar, pode ocupar o seu lugar na primeira fila, à esquerda. Sua entrada marca oficialmente o início da cerimônia de casamento.

  • Mãe da Noiva: A entrada da mãe da noiva sinaliza que o cortejo de casamento está para começar. Quando chegam ao final do corredor, eles se sentam à esquerda do corredor na primeira fileira.
  • O Noivo: Depois que a mãe da noiva se senta, o noivo tradicionalmente toma seu lugar à cabeceira do altar (entrando pela lateral do local). No entanto, muitos casais optam por ser acompanhados pelos pais do noivo até o altar (então os pais dele se sentam à direita do corredor, na primeira fila).

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

  • O padrinho: O padrinho entra de lado e toma seu lugar no altar ao lado do noivo, ou pode entrar como o último padrinho. Eles também podem segurar o anel da noiva (ou ambos os anéis).
  • Os padrinhos e damas de honra: Os padrinhos abrem o cortejo de casamento enquanto caminham pelo corredor um por um.
  • A madrinha: antes da cerimônia, a madrinha auxilia a noiva com seu vestido, véu e cauda, certificando-se de que tudo esteja perfeito antes de entrar no altar. Ela então fica ao lado da noiva no altar e segura seu buquê.
  • A (s) florista (s) e o (s) portador (es) do anel: O (s) portador (es) do anel e a florista precedem a noiva no corredor. Tradicionalmente, o portador da aliança carrega as alianças amarradas a um pequeno travesseiro. A florista pode carregar uma cesta de pétalas, que espalham ao andar, ou um ramalhete de flores.

Depois que o cortejo de casamento termina e os anéis são entregues ao padrinho, o trabalho das crianças termina e elas podem se sentar com seus pais.

  • O Pai da Noiva: O pai da noiva tradicionalmente acompanha sua filha pelo corredor, ficando à direita da noiva. Depois que o pai da noiva “a em casamento “, ele levanta o véu e beija a noiva, significando sua bênção, e então se sentam ao lado da mãe da noiva.

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

 

 

Cortejo de casamento tradicional judaica

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

Para uma cerimônia judaica, o cortejo de casamento deve caminhar pelo corredor da cerimônia na seguinte ordem, com os homens à esquerda e as mulheres à direita, ao caminharem juntos pelo corredor. Abaixo da chupá (dossel de casamento judaico tradicional), o noivo e seus pais ficam do lado esquerdo, enquanto a noiva e seus pais ficam do lado direito, com o rabino e / ou cantor no centro.

Os membros da festa de casamento ficam de pé ao lado da chupá (padrinhos à esquerda, damas de honra à direita) ou podem se sentar na primeira fileira.

 

  • O Rabino e / ou Cantor: Um ou ambos os oficiantes ficavam no altar sob a chupá tradicional para sinalizar o início da cerimônia.
  • Os avós da noiva: os avós da noiva caminham primeiro pelo corredor. Assim que chegarem à frente, são sentados na primeira fila, do lado direito. Nas cerimônias judaicas, a família da noiva e os convidados sentam-se à direita e a família e os amigos do noivo sentam-se à esquerda.
  • Os Avós do Noivo: Os avós do noivo virão em seguida. Quando eles também alcançam a frente, eles se sentam na primeira fila do lado esquerdo. Os casamentos judaicos envolvem mais membros da família do que outras cerimônias, com a inclusão dos avós de ambas as partes.
  • Os padrinhos: os padrinhos caminham pelo corredor em pares, começando pelos que estão mais distantes do noivo.
  • O padrinho : Durante o cortejo de casamento, o padrinho caminha sozinho atrás dos padrinhos e toma seu lugar como o braço direito do noivo.
  • O Noivo: O noivo segue caminhando pelo corredor acompanhado pelos pais, com o pai à esquerda e a mãe à direita.

 

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

  • As damas de honra: As damas de honra então procedem em pares, começando com aquelas que estão mais distantes da noiva.
  • A dama de honra: o braço direito da noiva caminha sozinha.
  • O (s) portador (es) do anel e / ou a (s) florista (s): O portador do anel caminha pelo corredor seguido pela florista. Eles então se sentam com seus pais depois de caminharem pelo corredor.
  • Os pais da noiva: Os pais da noiva os escoltam pelo corredor com o pai no braço esquerdo da noiva e sua mãe no direito. Os pais da noiva e do noivo podem ficar sob a chupá com o casal, se desejarem.

 

Cortejo de casamento tradicional não denominacional

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

  1. O oficiante: O oficiante pode ser um amigo, membro da família ou qualquer pessoa ordenada para realizar casamentos escolhidos pelo casal. O oficiante estará de pé no altar para marcar o início do cortejo de casamento.
  2. O Noivo: O noivo e seus padrinhos já podem estar no altar antes do início do cortejo de casamento, entrando pela lateral. No entanto, muitos noivos modernos optam por andar pelo corredor.
  3. O padrinho: Dependendo do que o noivo decidir, o padrinho fará o mesmo. Se o noivo optar por entrar pelo lado e esperar no altar, o padrinho deve ficar ao lado dele. Se o noivo decidir caminhar pelo corredor durante o cortejo de casamento, o padrinho o seguirá.
  4. Os padrinhos e depois as damas de honra: As damas de honra e os padrinhos normalmente andam em pares, começando por aqueles que ficarão mais distantes do casal.
  5. A dama de honra: A dama de honra caminhará sozinha atrás de outros membros da festa nupcial.
  6. A (s) Florista e / ou Portadora (es) da aliança: As crianças escolhidas caminharão pelo corredor uma após a outra. Eles podem sentar-se com seus pais assim que terminarem.

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

  1. A Noiva e / ou Pais da Noiva: A noiva pode ser acompanhada pelo pai, mãe ou ambos. Ou podem decidir não ter acompanhante e encontrar seus pais no meio do caminho. Os cortejos de casamento não denominacionais são extremamente personalizáveis, então você pode definitivamente fazer a entrada que quiser.

 

Cortejo de Casamento para uma cerimônia homoafetiva

O cortejo de casamento deve entrar no local da cerimônia na seguinte ordem: com os assistentes do Parceiro 1 à esquerda e os assistentes do Parceiro 2 à direita ao caminharem juntos pelo corredor. Na frente, o parceiro nº 1 e os atendentes ficam do lado esquerdo, enquanto o parceiro nº2 e os atendentes ficam à direita, com o oficiante posicionado no centro.

  • Oficiante: O oficiante pode receber o lugar de abertura no cortejo de casamento e andar pelo corredor primeiro. Alternativamente, o oficiante pode entrar na cerimônia pela lateral do local para ocupar seu lugar no altar.
  • Membros da festa de casamento: Os membros da festa de casamento – um atendente de cada lado – caminham pelo corredor em pares, com o atendente do Parceiro 1 à esquerda e o atendente do Parceiro 2 à direita, começando com os atendentes que ficarão mais distantes do casal. Assim que chegarem ao final do corredor, o atendente do Parceiro 1 ocupará seu lugar mais distante da posição do Parceiro 1 e o atendente do Parceiro 2 ocupará seu lugar mais distante da posição do Parceiro 2. Depois que todos os acompanhantes chegarem à frente, eles podem formar uma linha diagonal para que todos tenham uma boa visão do casal.
  • Melhores Pessoas: A Melhor Pessoa do Parceiro 1 e a Melhor Pessoa do Parceiro 2 caminham juntos pelo corredor, com o atendente do Parceiro 1 à esquerda e o Atendente do Parceiro 2 à direita. Alternativamente, cada pessoa pode caminhar pelo corredor sozinha. Assim que chegarem ao final do corredor, o atendente do parceiro 1 assumirá seu lugar próximo à posição do parceiro 1 e o atendente do parceiro 2 assumirá seu lugar próximo à posição do parceiro 2.
  • Florista e Portador do anel: Os menores atendentes podem caminhar juntos como um par ou um a um. Assim que chegarem à frente, eles podem sentar-se com seus pais durante a cerimônia.

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

  • Parceiro nº 1 e Pais (s): O parceiro 1 caminha pelo corredor escoltado por seus pais. O parceiro 1 assume sua posição na frente, à esquerda do oficiante. Os pais ocuparão seus lugares na primeira fila, do lado esquerdo.
  • Parceiro nº 2 e Pais (s): O parceiro 2 caminha pelo corredor escoltado por seus pais. O parceiro 2 assume sua posição na frente, à direita do oficiante. Os pais ocuparão seus lugares na primeira fila, do lado direito.

 

Cerimônia civil

Embora não haja uma ordem definida para uma cerimônia civil, um casal pode tomar emprestado procedimentos de uma cerimônia religiosa ou criar os seus próprios. O mais importante é que a cerimônia pareça certa para os noivos.

 

Casamento militar

Como os casamentos militares podem ser cerimônias civis ou religiosas, suas ordens variam. A única diferença será durante o recesso, quando o casal recém-casado recua sob o majestoso arco de espadas desembainhadas.

 

Ideias para Cortejo de Casamento não tradicionais

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

Se nenhum dos tipos de cortejo de casamento descritos acima for adequado para sua cerimônia, use uma como estrutura e ponto de partida, mas adapte a ordem (ou jogue fora o livro de regras completamente!) para criar uma cerimônia de casamento que seja única e significativa para você e suas famílias.

Aqui estão algumas maneiras criativas e não tradicionais de personalizar seu cortejo de casamento:

  • Os avós nem sempre andam pelo corredor, mas é um gesto adorável se eles podem. Os avós do noivo podem ir primeiro (lado dos pais seguido do lado materno) e ocupar os seus lugares na primeira fila ou na segunda fila do lado direito.

Em seguida, os avós da noiva podem ir em seguida (lado dos pais seguido do lado materno) e ocupar seus lugares na primeira fileira ou na segunda fileira do lado esquerdo.

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

  • Ambos os pares de pais ou figuras parentais acompanham seus filhos pelo corredor.
  • Os assistentes de casamento caminham pelo corredor em pares, com um assistente do lado do Parceiro 1 caminhando ao lado de um assistente do lado do Parceiro 2. Em seguida, o Parceiro 1 entra, escoltado pelos pais, seguido pelo Parceiro 2, acompanhado pelos pais.
  • Os pais do Parceiro 1 caminham pelo corredor, seguidos pelos pais do Parceiro 2; então, o Parceiro 1 e o Parceiro 2 caminham juntos pelo corredor.
  • O Parceiro 1 espera no altar / chupá e encontra o Parceiro 2 no meio do corredor; então eles caminham o resto do corredor juntos, de braços dados.
  • Cada pessoa do casal caminha pelo corredor sozinha.
  • Convide os avós para ficarem (ou sentarem) embaixo da chupá junto com os pais em um casamento judaico (se houver espaço).
  • Convide seus assistentes de casamento para caminhar pelo corredor, mas peça-lhes que se sentem quando chegarem ao fim do corredor.
  • Pule totalmente a caminhada pelo corredor e entre no espaço da cerimônia pela porta lateral ou traseira assim que a cerimônia começar. Ou você pode se misturar com os convidados e depois ir para a frente assim que a cerimônia começar.

Tipos de cortejo - Sítio São Jorge

Enquanto você pensa sobre a ordem do cortejo do seu casamento e a melhor forma de projetá-lo, lembre-se de que, embora possa estar em uma posição inferior em sua lista de prioridades, pode ser extraordinariamente importante para as pessoas mais velhas em sua vida, especialmente seus pais e avós.

Ele dá o tom e cria antecipação para a cerimônia, deixa seus convidados presentes no momento e é ótimo para fotos e memórias. Você pode gostar mais do que imagina.

 

Precisa de inspirações para o seu casamento? Nosso Pinterest está recheado! Não deixe de conferir.