Um guia passo a passo para escolher a decoração do seu casamento

Um guia passo a passo para escolher a decoração do seu casamento

Pronto para dar vida ao seu sonho do casamento perfeito? Estamos aqui para ajudá-lo no processo. Use este guia de decoração de casamento para escolher o visual do seu grande dia.

Espaço Pergolado – Decoração Casamento Lika e Henrique

Junto com o vestido de noiva e o traje do noivo, a decoração do seu casamento é uma das melhores maneiras de deixar sua personalidade brilhar verdadeiramente no seu grande dia. 

Escolher uma decoração de casamento que seja bonita, coesa e que reflita seus gostos como casal exige um bom planejamento, mas prometemos que tudo valerá a pena no final. Use este guia de decoração de casamento para ajudá-lo a determinar exatamente o que você precisa e encontrar a decoração perfeita para o seu grande dia.

 

Identifique sua estética

Você não pode escolher a decoração do seu casamento sem ter uma ideia sólida de como deseja que o local fique: Clássico? Glamoroso? Boêmio? Minimalista?

Espaço Pergolado – Casamento Mariana e Rafael

Então, se você ainda não decidiu um estilo de casamento específico, essa é a etapa número um. Quando você começa a pensar na decoração do casamento, pode ser tentador reunir diversas ideias de elementos de decoração que você acha que pode usar no futuro, especialmente se você é um amante de ferramentas como o Pinterest e passa horas colecionando inspirações. 

Mas até que você contrate o local do seu casamento e tenha uma visão clara de como será o estilo do seu casamento, você pode estar fazendo mais mal do que bem ao coletar itens decorativos aleatórios. 

É provável que sua ideia de como quer a decoração do casamento mude ao longo dos estágios iniciais do processo de planejamento do casamento, especialmente quando você começa a levar em consideração o orçamento, a contagem de convidados, a estação do ano etc.

Sabemos que pode ser difícil expressar em palavras a visão do casamento dos seus sonhos, ou escolher apenas um estilo de casamento e mantê-lo, então, se você estiver com dificuldades, não pense no estilo do seu casamento, mas concentre-se mais no sentimento que você quer que seu casamento evoque (descontraído, romântico, moderno, ousado) em vez de se limitar a um tema específico (rústico, praiano).

Diga a seus fornecedores algo como: “Quero um ambiente descontraído com tons rústicos e boêmios” para deixar espaço para a criatividade e flexibilidade na escolha da decoração do seu casamento.

Para casamentos realizados aqui no Sítio são Jorge, por exemplo, além de ter um local inspirador, você conta com os profissionais da Odeon Decorações, que fará todo o planejamento e produção para a decoração do seu casamento de acordo com o tipo de cerimônia.

Temos decoradores exclusivos que acompanham o casamento desde o planejamento até a execução, garantindo o resultado perfeito.

 

Seja flexível com a paleta de cores do seu casamento. 

Embora seja importante saber as cores gerais que você deseja, tente ter a mente aberta e usar a paleta de cores como uma diretriz para a decoração do seu casamento, em vez de se sentir obrigado a ter tudo combinando perfeitamente. 

Em vez de “cinza e branco”, por exemplo, pense em uma paleta de cores “neutras” consistindo em marfim, bege e cores com tons de cinza, como carvão, verde oliva e cáqui. Essa abordagem dá a você a oportunidade de ter algumas cores de “foco” ao mesmo tempo em que adiciona matizes semelhantes para completar sua decoração, criando, em última análise, uma aparência mais autêntica. 

Espaço Pergolado – Decoração Casamento Lika e Henrique

Não tem ideia de por onde começar? Confira as tendências de cores para casamentos em 2021.

 

Aproveite as vantagens do ambiente

Sítio São Jorge – Espaço de Vdara

Antes de entrar nos detalhes do estilo do seu casamento, pense no local. Ele já pode ter muito charme ou outras características decorativas, como paredes embutidas, jardins paisagísticos, fontes, vitrais, luminárias e outros detalhes que vão contribuir muito com a decoração e adicionar um charme especial ao seu casamento. 

Pense em como você pode projetar a decoração do seu casamento para destacar esses detalhes e como você pode se beneficiar ao usá-los. Dependendo do local, você pode pular a decoração em algumas áreas, graças aos elementos existentes.

Espaço Vdara – Recepção

Por exemplo, se você vai se casar em um local ao ar livre, à beira do lago ou em qualquer outro lugar com vista, pode não ser necessário muita decoração para começar. Nesses casos, exagerar na decoração pode prejudicar o cenário do seu local, o que acreditamos ser um dos motivos pelos quais você o escolheu.

Sítio São Jorge – Espaço de Pergolado

Use fotos de casamentos anteriores que ocorreram no local para ajudá-lo a visualizar exatamente o que deseja usar e onde. Se você estiver trabalhando com um assessor de casamentos, eles devem ser capazes de criar maquetes do espaço com várias decorações para lhe dar uma boa ideia do resultado. E não se esqueça de perguntar ao coordenador do local se ele tem algum item de decoração que possa fornecer – mesmo se não tiver, ele pode recomendar ideias de decoração com base no que foi feito por outros casais no passado.

Sítio São Jorge – Espaço Jardim Secreto

Aqui no Sítio São Jorge, por exemplo, são 4 espaços criados para atender qualquer tamanho de casamento e, você encontrará diversos itens de decoração que combinam como todos os estilos, ajudando a tornar o espaço que você escolher ainda mais encantador e combinarão com o estilo do casal.

Comece com o essencial

Finalmente é hora de começar a escolher a decoração do seu casamento! Para evitar ficar sobrecarregado ao examinar o checklist de decoração de seu casamento, comece com os itens absolutamente essenciais. Isso inclui todas as peças funcionais, como mesas, cadeiras, talheres, louças e iluminação decorativa, se necessário – realizando seu casamento aqui no Sítio São Jorge, estes itens já estão inclusos na locação. 

Você também precisará de números de mesa e um gráfico de assentos ou cartões de acompanhantes, para que os convidados saibam onde se sentarão na recepção.

Sítio São Jorge – Espaço Pergolado

Em seguida, você pode passar para os detalhes que não servem a um propósito técnico, mas desempenham um grande papel quando se trata de mostrar o tema do seu casamento e adicionar personalidade ao seu local. Isso inclui detalhes como marcadores de corredor da cerimônia, o pano de fundo do altar, peças centrais, toalhas de mesa (se você quiser). 

As peças centrais serão os principais pontos focais em seu espaço de recepção e devem se conectar diretamente ao seu estilo de casamento, incorporando as mesmas cores. 

Adicione os detalhes secundários

Espaço Vdara – Casamento Carol e Lucas

Agora que você cuidou dos itens mais importantes da decoração do casamento, pode se concentrar nos detalhes menores. Pense nas peças que não são necessárias, mas que irão adicionar à experiência dos seus convidados e servir como uma extensão do seu estilo de casamento. 

Os cartões de lugar são ideais se você deseja atribuir a seus convidados assentos específicos em suas mesas, e há muitas opções criativas. Cartões de cardápio são opcionais também, especialmente se seus convidados já escolheram suas refeições nos cartões RSVP, mas são ótimos para criar uma atmosfera formal ou lembrar a todos sobre suas seleções de comida. 

Por último, a sinalização de casamento é uma das maneiras mais fáceis de “preencher” o seu local. Você pode exibir placas para chamar a atenção para uma coisa específica (open bar, banheiros etc.) ou usá-los como assentos puramente decorativos com uma frase de amor ou outro sentimento significativo.

Confira abaixo algumas fotos de casamentos realizados aqui no Sítio São Jorge para você se inspirar

Papelaria Casamento Lika e Henrique

Espaço Jardim Secreto – Casamento Diego e Juliane

 

Convite Casamento Michelly e Esdras

 

Estilo descontraído para os convidados deixarem seus votos de felicidades para os noivos

 

Decoração para recepção de casamento

Espaço Vdara – Casamento Carol e Lucas

São de Recepção – Espaço Pergolado

Visão externa do Espaço Pergolado

Decoração de iluminação de casamento

Espaço Pergolado – Vista noturna

Espaço Jardim Secreto – Vista Noturna do espaço de cerimonia

Espaço Vdara – Vista externa noturna