Planejar um casamento é uma tarefa bastante complicada, ainda mais se os noivos decidem fazer tudo sozinhos. Durante a cerimônia, vários detalhes acabam passando em branco, mas com certeza fazem parte do planejamento.

 

Quando você planeja o casamento sem a ajuda de um cerimonialista, os detalhes grandes acabam ganhando mais importância. As sutilezas do casamento, porém, passam um pouco despercebidas. Para que o casal consiga se lembrar de tudo, que tal uma lista? Veja agora 5 coisas que – talvez – você nem tinha se perguntado ainda, mas que fazem parte dos votos dos noivos e merecem uma atenção especial.

 

Cerimônia de casamento – 5 coisas que você não tinha se perguntado

 
  • Um roteiro de casamento é essencial

Para quem prepara o casamento sozinho, um roteiro é muito importante. Muitas vezes esquecido, o roteiro ajuda os noivos a saberem qual é o momento certo para cada coisa. Que horas é o jantar? E a valsa? Preparar o roteiro com bastante antecedência faz com que a cerimônia e a festa sejam mais leves e que os noivos consigam aproveitar a noite toda.

 
  • Prepare os votos com antecedência

Os votos são uma parte muito importante da cerimônia, principalmente porque são eles que fazem a celebração ser tão cheia de amor e emoções. Prepara-los com antecedência é essencial e muitos noivos acabam se esquecendo deste detalhe. Se possível, escreva os votos e tire cópias, deixando algumas com familiares, tudo para se certificar de que não serão deixados para trás.

 
  • De qual lado o pai da noiva entra na cerimônia?

De acordo com o protocolo, o pai da noiva entra do lado esquerdo, com a noiva ao seu lado direito. Logo que chega ao altar, o pai deve se colocar do lado esquerdo do altar. O noivo estará esperando do lado direito do altar.

 
  • Quantas músicas podem tocar durante a cerimônia?

De acordo com o protocolo, os noivos podem escolher uma música para cada momento da cerimônia. Porém, em alguns casos é preciso verificar com antecedência, principalmente de acordo com a religião ou local da celebração. No geral, os noivos escolhem várias músicas que se encaixam em cada pedacinho da cerimônia.

 
  • Como será o beijo dos noivos?

Um dos momentos mais esperados da cerimônia é o beijo dos noivos, que acontece logo após os votos do casal. No entanto, esse momento também precisa ser planejado – mesmo que pareça que não! Os noivos devem combinar com antecedência como será o beijo: um selinho mais delicado ou um beijão de cinema? Os noivos decidem, mas é preciso que não acabem se confundindo na hora da cerimônia.

 

Pode parecer simples, mas existem vários detalhes que os noivos em geral nem pensaram que seriam importantes. Estas sutilezas do casamento são o que fazem este momento ser tão mágico e especial, e devem ser anotadas.

 

Com uma lista simples de 5 coisas que não podem ser esquecidas, mesmo os noivos que não contam com um cerimonialista podem ter a celebração perfeita e as melhores recordações deste momento.